A coleção do programa Saint-Hilaire
Texte intégral
1Em 1816, o botânico e naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire não mediu esforços para participar da missão do Conde de Luxemburgo que rumava para o Brasil. Acabaria passando seis anos no país, percorrendo mais de 16.500 km pelas suas terras mais afastadas e realizando pesquisas pioneiras sobre a fauna e a flora locais. Fino observador, Saint-Hilaire desenvolveu métodos científicos rigorosos, que se tornariam mais tarde um modelo do gênero. Seu herbário foi logo incorporado ao Museu de História Natural de Paris. Além de suas atividades científicas, Saint-Hilaire era também um humanista e um filantropo que não cessava de maravilhar-se com as potencialidades do Brasil.
2A coleção de publicações científicas Saint-Hilaire presta, portanto, uma homenagem a este grande “viajante científico”, que se tornaria um verdadeiro embaixador do Brasil ao retornar à França – e isto, ao longo de toda sua vida.
3As publicações da coleção Saint-Hilaire resultam de uma cooperação entre a Capes (Coordenação de aperfeiçoamento do pessoal de nível superior), a agência federal brasileira do Ministério da Educação e a Embaixada da França no Brasil.
4Estas obras têm por intuito promover pesquisas conjuntas em ciências humanas e sociais, relativas ao Brasil contemporâneo. Sendo assim, universitários e equipes de alto padrão científico trabalharam juntos sobre temas que interessam tanto à França quanto ao Brasil, visando produzir conhecimentos transversais, pertinentes e inovadores.
5A coleção Saint-Hilaire está disponível a todos, sendo publicada na Internet através da plataforma OpenEdition Books.
6Ao apoiar a edição e a divulgação de conteúdo científico em ciências humanas e sociais, esperamos poder perpetuar a tradição de intercâmbio intelectual que une a França e o Brasil, à maneira de Auguste de Saint-Hilaire.
Denis Pietton
Jorge Almeida Guimarães
Le texte seul est utilisable sous licence Creative Commons - Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International - CC BY-NC-ND 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
Innovations, territoires et arrangements coopératifs
Expériences de création d’innovation au Brésil et en France
Sonia Maria Karam Guimarães et Bernard Pecqueur (dir.)
2015
Inovação, território, e arranjos cooperativos
Experiências de geração de inovação no Brasil e na França
Sonia Maria Karam Guimarães et Bernard Pecqueur (dir.)
2015
Art et société
Recherches récentes et regards croisés, Brésil/France
Alain Quemin et Glaucia Villas Bôas (dir.)
2016
Arte e vida social
Pesquisas recentes no Brasil e na França
Alain Quemin et Glaucia Villas Bôas (dir.)
2016
Esclavage et subjectivités
dans l’Atlantique luso-brésilien et français (xviie-xxe siècles)
Myriam Cottias et Hebe Mattos (dir.)
2016
Escravidão e subjetividades
no Atlântico luso-brasileiro e francês (Séculos xvii-xx)
Myriam Cottias et Hebe Mattos (dir.)
2016