Introdução parte 2
p. 76-79
Texte intégral
1Assim como um evento local pode desencadear uma cadeia de reações que têm repercussões globais, as mudanças globais (pressões climáticas, demográficas ou econômicas) têm impactos locais significativos, como inundações e secas. Esta segunda parte trata das interconexões entre o ecossistema amazônico e o ambiente global, o oceano e a atmosfera.
2O estuário amazônico, um sistema gigantesco devido à importância dos fluxos de água doce e materiais transportados para o oceano, tem uma influência local sobre as populações que vivem ao longo de suas margens, que estão sujeitas ao risco episódico de enchentes. No contexto global, se este fluxo de água doce diminuísse, o sul da Europa e o norte da África experimentariam um aquecimento significativo do clima, e a América do Norte um resfriamento.
3Nas costas influenciadas pela Amazônia, a presença humana leva à regressão dos manguezais de proteção e ao aumento do nível do mar, à modificação da temperatura da superfície do oceano e ao agravamento das tempestades oceânicas, que aumentam a erosão da linha costeira.
4Conduzida no final de 2021 no âmbito do laboratório internacional misto Tapioca, a campanha amazomix permitiu coletar uma enorme quantidade de dados geofísicos e biológicos com o objetivo de obter uma melhor compreensão dos processos físicos em andamento e seus impactos.
5O conhecimento dos climas passados nos permite compreender os respectivos impactos das modificações antropogênicas e das variações climáticas no ambiente atual. O estudo do clima atual fornece informações sobre as ligações entre as variações de temperatura nos oceanos Atlântico e Pacífico para explicar a variabilidade das chuvas, bem como sobre o papel importante desempenhado pela floresta tropical nas chuvas geradas pela evapotranspiração das árvores. Finalmente, a modelagem climática mostra claramente como o desmatamento afeta a mudança climática global, criando um processo de feedback que pode eventualmente significar o desaparecimento da floresta tropical.
Le texte seul est utilisable sous licence Creative Commons - Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International - CC BY-NC-ND 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
Biodiversité au Sud
Recherches pour un monde durable
Jean-François Agnèse, Olivier Dangles et Estienne Rodary (dir.)
2020
Biodiversity in the Global South
Research for a sustainable world
Jean-François Agnèse, Olivier Dangles et Estienne Rodary (dir.)
2020
Trajectoires de recherches en Amazonie brésilienne
L'IRD et ses partenaires
Frédérique Seyler, Marie-Pierre Ledru et Laure Emperaire (dir.)
2022
Trajetórias de pesquisa na Amazônia brasileira
O IRD e seus parceiros
Frédérique Seyler, Marie-Pierre Ledru et Laure Emperaire (dir.)
2022
Science et développement durable
75 ans de recherche au Sud
Corinne Lavagne, Thomas Mourier, Marie-Lise Sabrié et al. (dir.)
2019
Science and sustainable development
75 years of research in the Global South
Corinne Lavagne, Thomas Mourier, Marie-Lise Sabrié et al. (dir.)
2020