Resumo

p. 202


Texte intégral

1As Cidades de Minas Gerais (Brasil).

2Tese de Doutoramento de Estado realizado na Sorbonne em 20 de Dezembro de 1969 (Relator Monsieur Pierre Mombeig).

3Depois de ter mostrado a Originalidade profunda de Minas Gerais na Federacâo Brasileira, o autor apresenta na primeira parte a Urbanizacâo do Estado nos seus aspectos quantitativo e qualitativo: sob os pontos de vista do crescimento demogràfico e migracoês de populacâo – e das paisagens urbanas.

4A urbanizacâo é ainda reduzida, acelerando-se a partir de 1950; foi e continua a ser concorrente da emigraçâo para fora do estado; dada a inexactidâo das estatisticas o autor utilisou taxas médias teôricas de crescimento natural das quais deduziu os movimentos de populaçâo teôricos tambem. Sob o segundo aspecto, descreve a vida ainda profundamente rural das pequenas cidades, o crescimento de alguns centras regionais e cidades industriais e o extraordinario desenvolvimento da Capital: Belo Horizonte, quarta cidade do Brasil.

5Na segunda parte o autor mostra como nasceram e se desenvolveram as cidades durante as fases economicas que o estado atravessou sucessivamente desde o século XVIII. Distingue assim 3 geracoês principais de cidades: 1) as cidades histôricas que sobreviveram ao século do ouro e dos diamantes; 2) as cidades agricolas do século XIX e da primeira metade do século XX; 3) as cidades “Cogumelo” devidas à invasâo do mundo industrial, ao atractivo exercido pelas cidades e à tomada de consciencia da miséria rural.

6Na terceira parte o autor analisa as relaçoês entre as cidades e a organizaçâo regional. Tentando em face do subdesenvolvimento (o relativo desenvolvimento) das zonas rurais avaliar o dinamismo das cidades, corn o peso relativo dos equipamentos urbanos mais significativos. Descreve em seguida a influência das três Metropoles que dominam o estado (Rio de Janeiro, Sâo Paulo e Belo Horizonte) e as relaçoês de 4 centras Regionais: Montes Claros, Varginha, Governador Valadares e Uberlandia, com as zonas de influëncia respectivas.

7Em conclusâo o autor enumera as temas que nâo pode abordar e descreve as suas impressoês pessoais sobre as causas, os mecanismos e as consequências actuais ou previsiveis, da urbanizaçâo brutal e desordenada, a que nâo corresponde uma transformaçâo socio-econômica do Campo. O aprofundamento destas problemas fundamentais so poderà ser realizado por equipas pluridisciplinares.


Le texte seul est utilisable sous licence Licence OpenEdition Books. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.