Version classiqueVersion mobile
OpenEdition Books

Images réciproques du Brésil et de la France

 | 
Solange Parvaux
, 
Jean Revel-Mouroz

B. L’image scientifique et technologique/A imagem científica e tecnolôgica

A visão recíproca através das cooperações científicas institucionais

Alain Perraud

Les formats HTML, PDF et ePub de cet ouvrage sont accessibles aux usagers des bibliothèques et institutions qui l'ont acquis dans le cadre de l'offre OpenEdition Freemium for Books. L'ouvrage pourra également être acheté sur les sites de nos libraires partenaires, aux formats PDF et ePub. Si l’édition papier est disponible, des liens vers les librairies sont également proposés sur cette page.

Extrait du texte

Cabe-me a difícil tarefa de falar depois do professor Leite Lopes.

Antes de entrar no assunto relativo aos participantes da manhã, gostaria de dizer que não sabemos mais exatamente o que é a cooperação (entre a França e o Brasil). Creio que é necessário colocar novamente o problema.

Para nos, que pertencemos ao ORSTOM e ao CIRAD1, ou seja organismos institucionais franceses que cooperam e trabalham fora da França, a cooperação deve ser institucional, o que também pode acontecer com o Brasil, que tem estruturas, um ministério-com todos os seus defeitos mas um ministério, o CNPQ, e também o equivalente de nosso INRA, que se chama EMBRAPA, etc. Nos dispomos de estruturas com as quais podemos trabalhar, de laboratórios, de universidades e alojamentos. Há também pesquisadores e há outras pessoas. Assim, antes de falar desta cooperação e de sempre querer ir trabalhar «sobre» e não «com», creio que nossa grande vantagem é poder: somos muito privilegiados, somos efetivos. Somos enviados para ...

Auteur

Delegado do ORSTOM no Brasil.

© Éditions de l’IHEAL, 1991

Conditions d’utilisation : http://www.openedition.org/6540