Version classiqueVersion mobile

Les phénomènes de frontière dans les pays tropicaux

 | 
Centre de recherche et de documentation sur l’Amérique latine

Première partie. Situation des fronts pionniers dans le monde tropical

Pioneiros e fronteiras. O desenvolvimento do vale de Itajai-Açu, 1850-1900

(résumé de la communication)*

George P. Browne

Texte intégral

  • * Résumé par l’auteur de sa communication.

1Em 2 de setembro de 1850 os primeiros imigrantes alemães chegaram á Colônia Blumenau fundada por Hermann Blumenau, com auxílio do governo imperial brasileiro. Esta colônia e todo o vale do rio Itajíacu em Santa Catarina experimentaram um desenvolvimento geo-espacial, econômico e industrial durante o meio século que se seguiu. Este trabalho descreve os traeos principais desta evolução.

2O sistema de colonizacao desenvolvida e aplicada na colonia Blumenau visava uma ocupação ordenada e sucessiva do território colonial, atravez da medição e demarcação de « lotes rústicos » ao longo dos cursos de água e planejamento de áreas urbanas que serviriam de focos comerciais e sociais subsidiárias ao centro administrativo na vila de Blumenau. O relacionamento da colônia com os mercados provinciais e nacionais foi garantido pela navegabilidade do rio até a sua foz onde se localiza o porto de Itajaí e pela construção de estradas tanto no interior da colônia como ao longo do rio ate o porto. Entre 1860 e 1880 o governo imperial investiu somas vultosas na provisão da infraestrutura viária e administrativa da colônia.

3A economía de Blumenau baseou-se na produção e beneficiamento de uma variedade de produtos extrativos e agropecuários, aos quais se adicionou a partir de 1880 alguns produtos industrializados. Por longos anos continuou a expansão da frente pioneira para o interior da bacia do Itajaí. Esta economia alicercou-se no consumo local de grande parte de sua produção, enquanto aproveitava-se de forma crescente de oportunidades de exportação para mercados regionais e nacionais.

4A colônia Blumenau serviu de foco para o desenvolvimento de urna area fronteirica á qual a tradicional sociedade luso-brasileira dera pouca importáncia, permitindo seu aproveitamento e lançando as bases para sua integração à economia estadual e nacional a partir de 1900.

Notes de fin

* Résumé par l’auteur de sa communication.

Auteur

Universidade Federal de Santa Catariná. Florianópolis

Le texte et les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont sous Licence OpenEdition Books, sauf mention contraire.

Cette publication numérique est issue d’un traitement automatique par reconnaissance optique de caractères.

Acheter

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search