Version classiqueVersion mobile

A Missão

 | 
Jorge Freitas Branco
, 
Luísa Tiago de Oliveira

Parte 4. Anexos

Anexo 2 - Financiamento

Texte intégral

1Nos capítulos 2 e 8, viu-se que o PTC se aninhou dentro do quadro do Serviço Cívico Estudantil, embora tivesse na prática um funcionamento bastante autónomo.

2Do ponto de vista financeiro, o SCE foi de grande importância para a concretização da Missão. O subsídio diário de 70$00, a que os jovens deslocados no âmbito da prestação daquele serviço tinham direito, destinou-se a assegurar a dormida e alimentação dos brigadistas.

3As tarefas específicas do Plano Trabalho e Cultura foram cobertas por outras verbas. Citem-se, sem qualquer intuito de exaustão: aquisição de cassetes (900), gravadores, mochilas, o curso de preparação realizado em Lisboa, os transportes, a compra de material etnográfico, os gastos com o material corrente (pilhas, rolos fotográficos), a expedição das recolhas feitas, o apoio administrativo na sede, as viagens de supervisão de Michel Giacometti às equipas instaladas no norte, o pagamento de transcritores finda a Missão, etc., eis algumas das rúbricas que figuram na contabilidade do PTC.

4Organismos públicos e uma instituição privada concorreram para o financiamento. Entre os primeiros, há ministérios, municípios, órgãos de fomento turístico regional e um departamento universitário. O gráfico mostra as receitas do PTC (entre Maio de 1975 e Abril de 1976), estando a respectiva origem descriminada por agrupamento das fontes financiadoras. É em Julho e Agosto que dão entrada os subsídios decisivos, vindos de organismos dependentes do governo (uma secretaria de estado, FAOJ, INATEL) e da Fundação Calouste Gulbenkian. A Universidade de Lisboa participa neste esforço comum através de uma entrega única do Centro de Estudos Geográficos — não esqueçamos que este departamento muito veio a beneficiar com este envolvimento, pois para ele reverteu cópia da literatura oral gravada nas aldeias.

5Participaram 16 Juntas de Turismo (Algarve, Caldas de Aregos, Caldas de Felgueira, Chaves, Curia, Entre-os-Rios, Ericeira, Gerês, Local da Peneda, Luso-Buçaco, Miramar, Praia da Granja, São Martinho do Porto, Serra da Arrábida, Serra da Estrela, Vizela).

6Também o fizeram 12 Juntas Distritais (Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo).

FIGURA 7. Fontes de financiamento do PTC

FIGURA 7. Fontes de financiamento do PTC

7Colaboraram ainda 33 municípios (Abrantes, Aguiar da Beira, Almeida, Almodôvar, Arganil, Bombarral, Boticas, Bragança, Caldas da Rainha, Cartaxo, Chaves, Covilhã, Estremoz, Figueiró dos Vinhos, Fornos de Algodres, Gavião, Marco de Canavezes, Mértola, Murça, Pampilhosa da Serra, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Póvoa de Lanhoso, Redondo, Resende, Rio Maior, Serpa, Sesimbra, Sintra, Sousel, Tábua, Vinhais, Viseu). Participam de uma forma muito mais modesta, mas são, no entanto, muito numerosos, estando representadas todas as áreas do País. Os dados tratados traduzem o modo de financiamento directo, mas não todas as receitas inscritas no livro de contas. Verificaram-se diversos reembolsos, irrelevantes para a questão abordada.

8Concluindo, pode dizer-se que a Missão foi concretizada graças ao subsídio diário aos estudantes do SCE, aos subsídios únicos mas elevados de organismos públicos centrais e da Fundação Calouste Gulbenkian — é a segunda maior dotação recebida —, e a um enxame de municípios e outras instâncias de incidência regional que, embora contribuindo com escassos milhares de escudos em média cada um, imprimem a esta grande operação de recolha de cultura popular um cunho de esforço nacional.

9Não se poderá esquecer o contexto político da altura, mas deverá ser sobretudo salientada a capacidade de mobilização aqui demonstrada por Michel Giacometti. Neste sentido, trata-se também certamente uma iniciativa inédita.

Table des illustrations

Titre FIGURA 7. Fontes de financiamento do PTC
URL http://books.openedition.org/etnograficapress/docannexe/image/925/img-1.jpg
Fichier image/jpeg, 18k

© Etnográfica Press, 1993

Licence OpenEdition Books

Acheter

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search