Parte II – Deslocando sujeitos, trajetórias e relações
p. 225-226
Texte intégral
Preâmbulo
1Nos capítulos anteriores, a partir dos conceitos de experiência e agência, afirmei que a alteração de contextos sócio-espaciais incide na ressignificação das diferenças e que os deslocamentos entre fronteiras internacionais são processos que possibilitam aos sujeitos envolvidos – pessoas em deslocamento, familiares e os próprios cenários de origem e destino – transformar e deslocar relações de poder, ideias e relações. Em outras palavras, a mobilidade, para além de física, é conjuntamente biográfica e social.
2Nos próximos capítulos, a partir dos trajetos entre o Cacém e Mantena e de episódios das trajetórias de quatro sujeitos – Sheila, Camila, Maicon e Jonas –, analisarei diferentes formas de mobilidade (física, social, residencial e imaginária) que se configuram como mecanismos de reconfiguração de relações e ideias sobre família, gênero, moralidade, sexualidade e geração (Pessar e Mahler, 2001: 445), acionadas em diferentes situações e interações.
3Como fio para construção do enredo, utilizo fragmentos de trajetórias e trajetos de alguns dos sujeitos que fizeram parte desta etnografia para tecer, nos capítulos seguintes, propostas analíticas de temáticas bastante distintas associadas aos deslocamentos entre fronteiras internacionais. No capítulo 4, através dos trajetos e da trajetória de Sheila, abordarei as seguintes temáticas: i) as dimensões relacionais e temporais dos projetos migratórios; ii) as migrações (internas e internacionais) como recursos de reprodução social das famílias; iii) a relacionalidade dos espaços e lugares; iv) os diferentes projetos e estratégias de mobilidade para rapazes e meninas; v) as reconfigurações familiares e das relações a partir da mobilidade dos sujeitos (econômica, residencial e simbólica); e, por fim, vi) as categorias de idade e a relevância da oposição jovem/adulto e da noção de ‘transição para a vida adulta’.
Le texte seul est utilisable sous licence Licence OpenEdition Books. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
A Europa é o Cacém
Mobilidades, Género e Sexualidade nos Deslocamentos de Jovens Brasileiros para Portugal
Paula Togni
2022
Mouraria, Retalhos de Um Imaginário: Significados Urbanos de Um Bairro de Lisboa
Marluci Menezes
2023