Version classiqueVersion mobile

O Sítio das Drogas

 | 
Luís Fernandes

Parte II: Das práticas sociais

Segunda parte: das práticas sociais

Texte intégral

1Apresentaremos a partir de agora uma síntese resultante da análise dos dados obtidos com o trabalho de campo etnográfico. Tratou-se de pôr em prática os procedimentos técnicos que descrevemos ao longo da primeira parte, efetuando uma recolha empírica que nos permita contribuir com elementos para uma psicossociologia dos usos de drogas em contexto urbano­industrial.

  • 1 Esta investigação, idealmente, deveria poder ser lida como um dos níveis que integram o conjunto da (...)

2Situar-nos-emos a um nível eco-social, que é um dos níveis da pluridimensionalidade do fenómeno droga. A tomada de consciência da sua complexidade biopsicossocial deve afastar-nos de qualquer ilusão totalizante e remeter-nos para limites bem definidos.1 Os resultados desta investigação devem, portanto, ser situa dos dentro destes limites.

3O nível eco-social em que situamos a análise obriga-nos a dois questionamentos prévios:

  1. porque assume hoje tanta importância a contextualização dos fenómenos? Porque se leem sempre em relação ao espaço? Porque se reclamam cada vez mais saberes do “paradigma ecológico”?

  2. como tem sido problematizada a unidade que, na nossa análise, nos interessa considerar? Como têm sido ditos o urbano desqualificado, a periferia social, a zona de “marginais”, cuja figura de síntese é o “bairro social degradado”?

4Justificaremos, em seguida, a escolha da unidade de terreno onde decorreu o estudo intensivo, daremos indicações sobre a organização das notas de terreno – a constituição de um diário de campo – e finalmente apresentaremos os resultados da investigação.

Notes

1 Esta investigação, idealmente, deveria poder ser lida como um dos níveis que integram o conjunto das pesquisas em curso no Centro de Ciências do Comportamento Desviante da FPCE, UP.

© Etnográfica Press, 2021

Licence OpenEdition Books

Acheter

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search