Version classiqueVersion mobile

Cartas do Brasil: Correspondência de Antropólogos e Folcloristas Brasileiros para Jorge Dias (1949-1972)

 | 
Ana Teles da Silva

Correspondentes e cartas

Maria de Lourdes Borges Ribeiro

Texte intégral

112/08/1955
Hotel Marabá Avenida Ipiranga, 757
São Paulo (Brasil)

2Prezado Jorge:

3Aqui estou, nesta cidade tão querida, mais uma vez em busca de alívio para Conceição. Levou uma pequena queda, no mês de junho, resultando uma fratura na espinha. Depois de longo tratamento aqui e de repouso absoluto por um mês, em casa, regressamos e tivemos alegria de um feliz resultado. Houve redução completa da fratura e agora basta um pouco de exercício para tudo normalizar-se.

4Como ontem foi aniversário de Jamile e Conceição passava bem, lá fui jantar e encontrar-me com os queridos amigos.

5Vi o material já tão valioso para o livro do Renato que será editado pelo Ministério da Educação e Cultura. Pedir-lhe-ia um favor ainda, ou melhor, um favor que Rossini lhe pede – enviar nos a relação dos brasileiros convidados, para insistirmos com eles. O Cascudo já remeteu o trabalho.

6Estranhamos a ausência do Boggs, do Marinus, de Miss Maud Karpeles, do S. H. Riviére, do Stith Thompson, sobretudo dos três primeiros que são grandes amigos do Renato. E, entre os americanos, do Rosemberg e do Fernando Ortiz.

7Calculo a alegria do Renato quando vir todo esse material, que empresta sentido tão alto a sua homenagem.

8Na conversa com o Rossini, como dissesse que ia escrever-lhe, mandou não só o recado acima, como ainda me pediu lhe expressasse o desejo de todos nós de que a apresentação do livro seja feita por você, mesmo que só você o pode fazer.

9Com bastante saudade recordo o ano passado, quando a grande família folclorista se reuniu e pergunto a mim mesma: quando nos encontraremos outra vez?

10Recomendações a Margot e votos para que a beleza de Karin seja o grande encanto da família.

11Um abraço de Conceição Muito grata, Lourdes

*

12Aparecida do Norte, 11 de dezembro de 1955

13Prezado Jorge:

14Meu desejo é que você, Margot e as filhas estejam bem, aguardando as festas de fim de ano cujo encanto os europeus revestem de especial carinho. Além disso, o inverno favorece a beleza das reuniões tradicionais em família, todos aconchegados ao dono da casa, dele recebendo inesquecíveis momentos de doce emoção. Enquanto os brasileiros se aquecem sob um sol cada vez mais forte.

15Tenho hoje uma boa notícia para lhe dar. E com que satisfação lhe digo estar mais próximo do que pensávamos, o dia de poder o Brasil testemunhar seu reconhecimento pelo muito que você tem realizado, contribuindo para nosso entendimento e mais fortes vínculos de amizade. Soube por Renato o bom resultado das conversações a respeito e me apresso a comunicá-lo, pois são as primícias da grande alegria que teremos todos, e Deus permitirá que em futuro não muito distante estejamos reunidos para comemorá-la. O dia 6 de dezembro foi festejado por toda a imprensa do Rio e de São Paulo e Renato recebeu inúmeras manifestações de amizade e apreço. Foi largamente noticiado o aparecimento do livro que o homenageia e relacionados os nomes de quantos nele colaboram. Rossini aguarda a chegada de mais alguns para depois dizer ao certo o número de trabalhos. Você tem se comunicado com eles?

16José e Conceição se recomendam e eu me pergunto como e onde nos encontraremos outra vez. Não fora o Jorge um viajor incansável e não poderíamos contar com sua presença por considerarmos muito grande o mar que nos separa. Mas sei que o dia do nosso encontro já está marcado no calendário infinito e qualquer dia você virá representando sua terra e recolhendo aplausos que a sua cultura e a sua inteligência sabem fazer brotar.

17Que Deus lhe conceda inúmeras graças em 56 e sejam todos imensamente felizes.

18Com um abraço Lourdes

© Etnográfica Press, 2021

Licence OpenEdition Books

Acheter

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search