Version classiqueVersion mobile

Cartas do Brasil: Correspondência de Antropólogos e Folcloristas Brasileiros para Jorge Dias (1949-1972)

 | 
Ana Teles da Silva

Correspondentes e cartas

Fausto Teixeira

Texte intégral

1Alegrete, RGS, Brasil – 3 de outubro de 1954

2Estimado Prof. Dr. Jorge Dias:

3Após um encontro rápido que tivemos no Rio de Janeiro, por ocasião do 1º Congresso Brasileiro de Folclore, em 1951, não nos comunicamos mais. Como lembrança daquele momento possuo um exemplar do seu excelente ensaio “O pio de piar os milhos”. Lembro-me que lhe prometi, então, enviar um exemplar de meu livro “Breve História da Agricultura em Minas Gerais”, no qual se acha um capítulo sobre o milho e, neste, um subcapítulo sobre os monjolos. Aconteceu que até hoje (!) não saiu o tal livro e creio que não sairá tão cedo.

4Por estas e por outras achei oportuno enviar-lhe uma cópia de um artigo que publiquei em jornal de Belo Horizonte – capital do estado de Minas Gerais – em 1948, intitulado “O monjolo”. O subcapítulo do referido livro é esse artigo revisto e ampliado, com nova documentação. Pelo que ler aqui saberá se interessa o que está no outro trabalho, do qual poderei mandar-lhe cópia, se interessar.

5Hoje, reatando nossas relações, estou lhe enviando meu último livro – “Medicina Popular Mineira” –, sobre o qual espero merecer sua sincera apreciação.

6Soube que saiu um trabalho seu sobre os monjolos e pios, há pouco lançado; o assunto, como já sabe, me interessa muitíssimo; se possível, queira remeter-me um exemplar. Também gostarei de receber as publicações suas, e de outros grandes estudiosos da etnografia portuguesa, editadas pela respeitabilíssima Universidade do Porto.

7O que desejar daqui destes lados do Atlântico não se acanhe em solicitar; farei o possível para satisfazer seus desejos nesse sentido.

8Aceite um cordial abraço do amigo e admirador, Fausto Teixeira

9Endereço:

10Fausto Teixeira

11Patronato “Dr. Lauro Dornelles”

12Alegrete – Rio Grande do Sul – Brasil

© Etnográfica Press, 2021

Licence OpenEdition Books

Acheter

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search