Précédent Suivant

Eduardo Galvão

p. 92-94


Texte intégral

1Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Museu Paraense Emilio Goeldi
Belém Pará
Divisão de Antropologia/Eduardo Galvão
5/04/1960

2Caro Jorge Dias

3Recebi cópia de sua carta ao Diegues referente a material documentário de etnias brasileiras, e logo em seguida me chegou oficialmente, através o Instituto, o mesmo pedido. Não podendo atendê-lo de imediato, pois o Museu Goeldi dispõe de poucas duplicatas em suas coleções etnográficas, e o arquivo fotográfico ainda está em organização, aproveito para sugerir algumas tomadas de campo.

4Material etnográfico, sobretudo de procedência indígena seria mais fácil obtê-lo por intermédio do Museu Nacional, escreva aos seu diretor – Dr. José Candido de Melo Carvalho/Museu Nacional/Quinta da Boa Vista/ Rio de Janeiro/D.F..

5Será conveniente você escolher uma área de interesse específico, afim de facilitar a organização de uma coleção padrão ao invés de peças esparsas grupadas numa categoria geral de “Brasil” a título de sugestão, indicaria as áreas do Alto Xingu e do Tocantins e Tapajós. Se possível ambas, pois representam um contraste de tribos de floresta e tribos de campo. De ambas dispõe a Div. De Antropologia daquele museu de material numeroso e variado, e a informação bibliográfica é das melhores e mais atualizadas.

6Material fotográfico. A melhor fonte é a Seção Estudos (Museu do índio) /Serviço de Proteção aos Índios/ Av. Graça Aranha 81, 4º andar/ Rio/DF. O SPI dispõe de considerável acervo fotográfico sobre várias tribos indígenas, principalmente Xinguanos, Bororo, Timbiras, Urubus. Possui, também, documentário cinematográfico sobre esses grupos. Todavia, filmes são de obtenção mais difícil dado o elevado custo do material. Gravações também aí existem e boas. Para maior facilidade, você deve escolher um tamanho uniforme para as cópias fotográficas (9x12 presta-se bem para projeção em epidiascópio) e especificar uma área de interesse. Do contrário você receberá um apanhado de boas fotos, porém sem grande sentido didático.

7No Goeldi ainda estamos organizando o arquivo. A maior parte do documentário se refere a peças arqueológicas. Com tempo poderemos enviar alguma coisa. Já remetemos as publicações de nossa série de antropologia.

8Aguardando notícias suas, com um abraço do Eduardo

Précédent Suivant

Le texte seul est utilisable sous licence Licence OpenEdition Books. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.