Obra etnográfica (I)
|Nota prévia
Texte intégral
1Depois da reedição sucessiva dos textos mais representativos de Teófilo Braga, Consiglieri Pedroso, Leite de Vasconcelos e Rocha Peixoto, impunha-se completar esta panorâmica do pensamento antropológico português entre os anos 70/80 do século XIX e o início do século XX com a reedição da obra antropológica de Adolfo Coelho. Tendo já publicado do mesmo autor Os Contos Populares Portugueses, a colecção «Portugal de Perto» edita agora um volume que reúne a totalidade da obra mais estritamente etnográfica e antropológico do autor não publicada em livro. Intitulado Festas, Costumes e Outros Materiais para Uma Etnologia de Portugal, o volume compreende cinco secções principais: literatura popular, tradições populares, tecnologias tradicionais, recensões bibliográficas, programas etnológicos e antropológicos. A este volume seguir-se-á um outro–intitulado Cultura Popular e Educaçāo – que reunirá, por um lado, as recolhas de literatura e tradições populares editadas por Adolfo Coelho para utilização pedagógica – Os Contos Nacionais para Crianças (1882) e os Jogos e Rimas Infantis (1883) – e os estudos que o autor consagrou ao estudo, a partir de um ponto de vista antropológico, de questões pedagógicas: Os Elementos Tradicionais da Educaçāo. Estudo Pedagógico (1883), A Pedagogia do Povo Português (1898) e Cultura e Analfabetismo (1916). Posteriormente, está prevista a reedição da monografia Os Ciganos de Portugal (1892). Fica assim à disposição do público interessado a obra completa daquele que foi um dos mais importantes e inovadores antropólogos portugueses do século passado.
*
2A organização do presente volume beneficiou de um conjunto de conversas que, além do editor, envolveram ainda o Joaquim Pais de Brito e o João Carlos Alvim. O Joaquim Pais de Brito e a Nélia Dias tiveram a amabilidade de lerem e comentarem a versão preliminar do prefácio. Gostaria por esse motivo de lhes exprimir os meus agradecimentos.
3A Sr.a Fátima Lopes, da BNL, prestou-me um apoio incansável e competente na localização e obtenção de cópias de alguns dos textos agora reeditados. Estou-lhe por isso muito grato.
4Finalmente, sem a colaboração do Dr. Alberto Marinho, da Biblioteca Municipal de Eivas, não teria sido possível incluir nesta colectânea o texto que Adolfo Coelho consagrou a Tomás Pires. Para ele também os meus agradecimentos.
Janeiro de1993.
© Etnográfica Press, 1993