Version classiqueVersion mobile

Obra etnográfica (I)

 | 
Adolfo Coelho

Nota prévia

João Leal

Texte intégral

1Depois da reedição sucessiva dos textos mais representativos de Teófilo Braga, Consiglieri Pedroso, Leite de Vasconcelos e Rocha Peixoto, impunha-se completar esta panorâmica do pensamento antropológico português entre os anos 70/80 do século XIX e o início do século XX com a reedição da obra antropológica de Adolfo Coelho. Tendo já publicado do mesmo autor Os Contos Populares Portugueses, a colecção «Portugal de Perto» edita agora um volume que reúne a totalidade da obra mais estritamente etnográfica e antropológico do autor não publicada em livro. Intitulado Festas, Costumes e Outros Materiais para Uma Etnologia de Portugal, o volume compreende cinco secções principais: literatura popular, tradições populares, tecnologias tradicionais, recensões bibliográficas, programas etnológicos e antropológicos. A este volume seguir-se-á um outro–intitulado Cultura Popular e Educaçāo – que reunirá, por um lado, as recolhas de literatura e tradições populares editadas por Adolfo Coelho para utilização pedagógica – Os Contos Nacionais para Crianças (1882) e os Jogos e Rimas Infantis (1883) – e os estudos que o autor consagrou ao estudo, a partir de um ponto de vista antropológico, de questões pedagógicas: Os Elementos Tradicionais da Educaçāo. Estudo Pedagógico (1883), A Pedagogia do Povo Português (1898) e Cultura e Analfabetismo (1916). Posteriormente, está prevista a reedição da monografia Os Ciganos de Portugal (1892). Fica assim à disposição do público interessado a obra completa daquele que foi um dos mais importantes e inovadores antropólogos portugueses do século passado.

*

2A organização do presente volume beneficiou de um conjunto de conversas que, além do editor, envolveram ainda o Joaquim Pais de Brito e o João Carlos Alvim. O Joaquim Pais de Brito e a Nélia Dias tiveram a amabilidade de lerem e comentarem a versão preliminar do prefácio. Gostaria por esse motivo de lhes exprimir os meus agradecimentos.

3A Sr.a Fátima Lopes, da BNL, prestou-me um apoio incansável e competente na localização e obtenção de cópias de alguns dos textos agora reeditados. Estou-lhe por isso muito grato.

4Finalmente, sem a colaboração do Dr. Alberto Marinho, da Biblioteca Municipal de Eivas, não teria sido possível incluir nesta colectânea o texto que Adolfo Coelho consagrou a Tomás Pires. Para ele também os meus agradecimentos.

Janeiro de1993.

© Etnográfica Press, 1993

Licence OpenEdition Books

Cette publication numérique est issue d’un traitement automatique par reconnaissance optique de caractères.

Acheter

Volume papier

amazon.fr
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search