Version classiqueVersion mobile
OpenEdition Books

Vozes do Povo

 | 
Salwa El-Shawan Castelo-Branco
, 
Jorge Freitas Branco

Sobre os autores

Texte intégral

1Alves, Vera Marques, licenciada em antropologia (ISCTE), prepara doutoramento sobre o folclorismo em Portugal, docente convidada na Universidade de Coimbra. Publicou “Os Etnógrafos Locais e o Secretariado da Propaganda Nacional” Etnográfica Revista do Centro de Estudos de Antropologia Social, 1, 2: 237-257.

2Artiaga, Maria José, mestre em ciências musicais pela UNL, doutoranda em musicologia histórica na Universidade de Londres, professora na Escola Superior de Educação de Lisboa. Investigação sobre a música no sistema educativo. Autora de oito entradas na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (Círculo de Leitores, no prelo).

3Barriga, Maria José, mestre em etnomusicologia pela UNL, docente na Escola Superior de Educação de Beja e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, investigadora no Instituto de Etnomusicologia, UNL. Pesquisas sobre os géneros performativos do Alentejo. Publicou O Cante ao Baldão: Uma Prática de Desafio no Alentejo (Edições Colibri, 2003) e de cinco entradas na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (Círculo de Leitores, no prelo).

4Branco, Jorge Freitas, doutor em etnologia (Universidade de Mainz), professor de antropologia no ISCTE, coordenador do DepANT. Domínios de pesquisa: folclorismo, cultura material, ritualidade secular. Publicações: Ao Encontro do Povo. I. A Missão (Celta Editora, 1992, em co-autoria), Ao Encontro do Povo. II. A Colecção (Celta Editora, 1993, co-autoria), Artes da Fala. Colóquio de Portel (Celta Editora, 1997, co-org.), “A fluidez dos limites: discurso etnográfico e movimento folclórico em Portugal” Etnográfica Revista do Centro de Estudos de Antropologia Social, 3, 1: 23-48.

5Brissos, Ana Cristina, licenciada em ciências musicais (UNL), desenvolve pesquisa sobre instrumentos musicais tradicionais. Participação em exposições sobre temas musicais. Autora de 15 entradas sobre personalidades e instituições na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (Círculo de Leitores, no prelo).

6Castelo-Branco, Salwa El-Shawan, doutora em etnomusicologia (Columbia University, Nova Iorque), professora de etnomusicologia na UNL, directora do Instituto de Etnomusicologia (INET), na mesma universidade. Pesquisas em Portugal, no Egipto e em Omã sobre processos transculturais na música, a mediatização da produção musical e a patrimonialização da música e seu papel na construção de identidades. Publicações: Portugal e o Mundo: O Encontro de Culturas na Música. Portugal and the World: The Encounter of Cultures in Music (Dom Quixote, 1997), Voix du Portugal (Actes Sud/Cité de la Musique, 1997), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (Círculo de Leitores/Editorial Notícias, no prelo).

7César, António João, licenciado em ciências musicais (UNL). Estudou percussão no Conservatório Nacional. Mestrando em ciências musicais (etnomusicologia) e investigador no Instituto de Etnomusicologia (INET). Técnico no Instituto Português das Artes do Espectáculo (IPAE), Lisboa. Autoria de 16 entradas para a Enciclopédia da Música em Portugal no século XX (Círculo de Leitores, no prelo).

8Chevalier, Sophie, doutora em antropologia pela Universidade de Paris X (Nanterre), maître de conférences em etnologia na Universidade de Franche-Comté (Besançon), investigadora associada do Laboratoire d’anthropologie des institutions et des organisations sociales (Laios), Paris. De 1993 a 1995 foi investigadora associada no departamento de Antropologia Social da Universidade de Cambridge (Reino Unido). Pesquisas sobre as práticas musicais em meios de migração. Experiência de terreno em França, na Grã-Bretanha e na Bulgária.

9Clemente, Luís, licenciado em ciências musicais (UNL), professor de música na Escola Superior de Educação, Beja. Pesquisa em curso sobre o cante alentejano (Universidade de Salamanca) e sobre a música pop/rock (Universidade de Maryland). Publicações: “Um Olhar sobre o Cante Alentejano: Introdução ao estudo da Vida e obra de António Alfaiate Marvão” (Arquivo de Beja, 3.a série, 13: 37-48, 2000).

10Conde, Idalina, socióloga, docente de sociologia no ISCTE e investigadora do CIES. Colaboração em projectos do Observatório das Actividades Culturais. Publicações: “Artistas e cientistas: retrato comum” A. F. Costa & J. M. Viegas (orgs.) Portugal: Que Modernidade? (Celta Editora, 1998), “Contextos, culturas, identidades” A. F. Costa & J. M. Viegas (orgs.) Portugal: Que Modernidade? (Celta Editora, 1998), “Feminisation Trends and Profiling the Future. Women in Arts and Media Professions: Portugal” D. Cliché, R. Mitchell & A. Wiesand (orgs.) Pyramid or Pillards: Unveiling the Status of Women in Arts and Media Professions in Europe [com J. Pinheiro] (ARCult, 2000), “Duplo écran na condição artística” H. C. Buescu & J. F. Duarte (orgs.) Narrativas da Modernidade: A Construção do Outro (Edições Colibri/Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2000).

11Félix, Pedro, licenciado em antropologia (UNL), doutorando em antropologia com uma pesquisa sobre identidades e gosto na popular music. Investigador no Instituto de Etnomusicologia (INET). Publicou Registos de Som (INATEL, 1999).

12Forte, Maria João Figueiredo, licenciada em sociologia (ISCTE), mestre em estudos portugueses (UNL), docente no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA), Lisboa.

13Holton, Kimberly DaCosta, doutora em estudos performativos, coordena um programa de estudos portugueses na Universidade de Rutgers, Newark, NJ. Tem artigos publicados sobre cultura popular em Portugal e sobre flamenco (The Journal of American Folklore, Text and Performance Quarterly); prepara um livro com o título From Showmanship to Scholarship: Political Change and Folkloric Performance in Portugal.

14Klimt, Andrea, doutora em antropologia (Universidade de Standford), professora no departamento de Antropologia e Sociologia e no Center for Portuguese Studies and Culture (Universidade de Massachusetts, Dartmouth). Pesquisas no domínio da migração transnacional e das diásporas, especializando-se no estudo dos portugueses na Alemanha e na respectiva diáspora. Publicações: “European Spaces: Portuguese Migrants’ Notions of Home and Belonging” (Diaspora: A Journal of Transnational Studies 9, 2, 2000), “Enacting National Selves: Authenticity, Adventure, and Disaffection in the Portuguese Diaspora” (Identitites 6, 4, 2000). Prepara uma monografia etnográfica intitulada Just a Few More Years: The Emergence of Transnational Community among the Portuguese in Germany.

15Lacerda, Eugênio Pascele, mestre em antropologia social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador da Fundação Catarinense de Cultura. Está a concluir doutoramento em antropologia social pela UFSC, sobre Açorianos, Açorianidade e os Manézinhos da ilha de Santa Catarina. Publicação: Bom Para Brincar, Bom Para Comer. A Polêmica da Farra do Boi no Brasil (Editora da UFSC, 2001).

16Lima, Maria João, licenciada em ciências musicais, mestre em ciências musicais (etnomusicologia) pela UNL. Estagiária de investigação no Observatório das Actividades Culturais (OAC). Áreas de interesse: etnomusicologia, sociologia da cultura. Publicações: Maria de Lourdes Lima dos Santos et al., Públicos do Porto 2001. (Colecção OBS Pesquisas, 11, 2002), S. E. Castelo-Branco, J. Neves & M.a João Lima “Representações da memória: primeiros resultados do inquérito aos grupos de música tradicional em Portugal” (OBS Publicação Periódica do Observatório das Actividades Culturais, 10, 2001).

17Maximino, Paulo, licenciado em antropologia (ISCTE), estágio no Museu Nacional de Etnologia. Pesquisa de terreno centrada em aspectos da cultura tauromáquica.

18Medeiros, António, doutor em antropologia, professor no ISCTE. Pesquisas sobre nacionalismo no contexto europeu. Publicações: “Minho: Retrato Oitocentista de uma Paisagem de Eleição” (Revista Lusitana, n. s., 13-14: 97-123, 1995), “Na Serra: Os Desencontros do Soajo” (Ler História, 36: 177-220, 1999).

19Melo, Daniel, mestre em história contemporânea (UNL), doutorando, investigador associado do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa (CEHCP/ISCTE). Participou em projectos de investigação nas áreas da história contemporânea de Portugal e história da educação. Prémio de História Contemporânea da Universidade do Minho, em 1998, atribuído à sua tese de mestrado. Publicação mais recente: Salazarismo e Cultura Popular (1933-1958) (Imprensa de Ciências Sociais, 2001).

20Monteiro, Paulo Filipe, licenciado em sociologia (ISCTE), doutor em ciências da comunicação (UNL). Professor nesta última universidade, onde ensina Drama, Cinema e Ficção. Publicou artigos em revistas nacionais e estrangeiras, assim como quatro livros: três relacionados com a emigração para os Estados Unidos e o último, já correspondente às suas preocupações com a estética, intitulado Os Outros da Arte (Celta Editora, 1996). Tem desenvolvido, desde 1978, actividade contínua em teatro, cinema e televisão, escrevendo, encenando ou actuando.

21Mota, Maria João, licenciada em antropologia social (ISCTE), mestrado em Culturas Regionais Portuguesas (UNL), assistente convidada no ISCTE, Lisboa. Participou como investigadora em projectos sobre museologia etnográfica. Prepara doutoramento sobre artistas africanos em Portugal. Publicou (co-autoria): Roteiro de Museus Colecções Etnográficas. Volume III. Região Centro Beiras (Olhapim, 1999), Volume IV. Região Norte (Olhapim, 2000), Volume V. Açores e Madeira (Olhapim, 1999).

22Neves, José Soares, licenciado em sociologia (UNL), mestrado em Sociologia da Cultura, Comunicação e Tecnologias de Informação (ISCTE). Assistente de investigação no Observatório das Actividades Culturais (OAC). Áreas de interesse: sociologia da arte e da cultura. Publicações: Maria de Lourdes Lima dos Santos et al. Públicos do Porto 2001 (OBS Pesquisas, 11, 2002), Despesas dos Municípios com Cultura (OBS Documento de Trabalho 1, 2000), Os Profissionais do Disco. Um Estudo da Indústria Fonográfica em Portugal (OBS Pesquisas, 5, 1999).

23Nunes, Catarina Silva, licenciada em antropologia (ISCTE), doutoranda, desenvolve pesquisa sobre grupos intelectuais católicos. Publicações: “Exposição sobre a loiça preta em Portugal: ponto de vista 3” (Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 39, 1-2, 1999), ”Famílias: Mitos do afecto, mitos da racionalidade económica. Uma abordagem antropológica” (Familiarmente. Boletim do Grupo de Estudos da Família, 2, 1, 1999), “Abordagens antropológicas ao conflito familiar” (Familiarmente. Boletim do Grupo de Estudos da Família, 4, 1, 2001).

24O’Neill, Brian Juan, doutor em antropologia (Universidade de Londres), professor no ISCTE. Investigador do DepANT. Actualmente desenvolve pesquisas sobre processos de crioulização (Malaca). Publicações: “Multiple Identities among the Malacca Portuguese” (RC Revista de Cultura (edição internacional), n.° 4:80-105), Proprietários, Lavradores e Jornaleiras: Desigualdade Social numa Aldeia Transmontana, 1870-1978 (Publicações Dom Quixote, 22003), “Résister à la domination: l'identité portugaise des euroasiens de Malacca” (Arquivos do Centro Cultural Português, vol. 46).

25Oliveira, João Manuel, licenciado em psicologia social e das organizações (ISCTE), investigador do Núcleo de Antropologia do Projecto para a Análise e Classificação das Ocupações (PACO). Pesquisas no domínio da antropologia urbana e na construção social do corpo.

26Oliveira, Luísa Tiago de, doutora em história contemporânea, professora no ISCTE. Pesquisas sobre a história do presente. Publicações: A Crise do Antigo Regime e as Cortes Constituintes de 1821-22. IV. A Saúde Pública no Vintismo (João Sá da Costa, 1992), Ao Encontro do Povo. I. A Missão (Celta Editora, 1992, co-autoria), Ao Encontro do Povo. II. A Colecção (Celta Editora, 1993, co-autoria), Estudantes, Povo, Revolução (Celta Editora, 2003).

27Pestana, Maria do Rosário, mestre em etnomusicologia (título da tese: Vozes da Terra. A Folclorização em Manhouce, 2000), doutoranda na mesma especialidade (UNL). Professora de educação musical do ensino básico. Pesquisa no domínio da folclorização. Autora de 23 entradas na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (Círculo de Leitores, no prelo).

28Petas, Teresa, licenciada em ciências musicais (UNL), docente no Conservatório Regional de Portalegre.

29Ramos, Rui, licenciado em história (UNL), doutor em ciência política (Universidade de Oxford). É investigador do Instituto de Ciências Sociais (ICS/UL). Tem leccionado na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade de Évora e na Universidade Católica Portuguesa. Interessa-se por história da cultura política portuguesa nos séculos XIX e XX, em especial pelo papel dos intelectuais na formação da identidade nacional. É autor dos seguintes livros: História de Portugal. VI. A Segunda Fundação (1890-1926) (Círculo de Leitores, 1994), Os Presidentes da República Portuguesa (Colecções Philae, 1999), João Franco e o Fracasso do Reformismo Liberal (Imprensa de Ciências Sociais, 2001), Introdução à História da Alfabetização em Portugal (Imprensa de Ciências Sociais, 2002).

30Raposo, Paulo, doutor em antropologia, professor no ISCTE, pesquisa no domínio do ritual e do corpo, com terreno feito na Beira Alta. Publicações: Corpos, Arados e Romarias. Entre a Fé e a Razão em Vila Ruiva (Esher, 1991), artigos “Performances teatrais: A alquimia dos corpos in actu” em M. V. Almeida (org.) Corpo Presente. Treze Reflexões Antropológicas sobre o Corpo (Celta Editora, 1995) e “O Auto de Floripes: Cultura Popular, Etnógrafos, Intelectuais e Artistas” (Etnográfica Revista do Centro de Estudos de Antropologia Social, II, 2, 1998).

31Roubaud, Maria Luísa, actriz e formação em dança. Licenciada em psicologia clínica pela Universidade de Lisboa (UL). Mestre em cultura e literatura portuguesa (UNL). Doutora pela Universidade Técnica de Lisboa. Professora de dança na mesma universidade. A sua área de investigação tem-se desenvolvido no âmbito das relações entre a psicologia, a dança, a arte, o corpo e a cultura.

32Sardo, Susana, doutoranda em etnomusicologia na UNL, assistente no departamento de Comunicação e Arte (Universidade de Aveiro), pesquisas sobre cultura expressiva e identidade na comunidade goesa em Portugal e em Goa. Coordenadora científica de A Viagem dos Sons (Tradisom, 1998, série de 12 discos etnográficos).

33Sarkissian, Margaret, doutora (Universidade de Illinois), professora de música no Smith College, Massachusetts. Autora de D’Albuquerque’s Children: Performing Tradition in Malaysia’s Portuguese Settlement (University of Chicago Press, 2000) e publicou o CD Kantiga di Padri sa Chang: Malaca (volume 5 da série A Viagem dos Sons, Tradisom, 1998). Actualmente faz pesquisa junto de um grupo Baba (chineses oriundos do estreito de Malaca) e estuda a shakuhachi, uma flauta de bambu do Japão.

34Seromenho, Margarida, licenciada em ciências musicais pela UNL. Actividade no âmbito da pedagogia musical.

35Silva, Manuel Deniz, mestre em ciências musicais (Universidade de Paris VIII). Doutorando na mesma especialidade e universidade. Publicações no prelo: “Orfeonizar a Nação: o canto coral nos primeiros anos da Mocidade Portuguesa, 1936-1945” (Revista Portuguesa de Musicologia) e “Musique nationale et mémoire collective: le débat critique autour de l’identité du fado dans les années 30” (Actes des Journées d’Études Musique et Mémoire).

36Silva, Maria Manuel, licenciada em ciências musicais pela UNL. Doutoranda no Goldsmiths College (Universidade de Londres). Investiga práticas expressivas em comunidades migrantes, com destaque para os timorenses em Portugal e na Austrália.

37Sousa, Carla, mestre em antropologia pela UNL, doutoranda (ISCTE), professora adjunta da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (Universidade do Algarve). Pesquisas sobre processos de retradicionalização. Publicações: “Açudes entre a identidade local e a contemplação turística” (Dos Algarves, 4: 18-24, 1999), “The Inventions of Alte: The Most Traditional Village in Algarve, Portugal” (Folk Journal of the Dansk Ethnographic Society, 42: 101-119, 2000).

38Vasconcelos, João, licenciado em antropologia social (ISCTE). Mestre em ciências sociais (UL). Assistente de investigação no Instituto de Ciências Sociais (ICS/UL). Autor de Romarias: Um Inventário dos Santuários de Portugal (Olhapim, 2 vols., 1996 e 1998) e “Estéticas e políticas do folclore” (Análise Social, 158-159, 2001). Desenvolve pesquisa de doutoramento sobre o espiritismo em Cabo Verde.

© Etnográfica Press, 2003

Conditions d’utilisation : http://www.openedition.org/6540

Acheter

Volume papier

amazon.fr