Do Virus venereo
p. 147
Texte intégral
1Tratando da prostituição na cidade de Lisboa, ou de considerações higiénicas e administrativas sobre prostitutas em atenção à moral e à saúde pública, não podemos deixar de falar nos males que as mesmas prostitutas têm causado assim à moral pública como à saúde, e apresentar os meios não só de prevenir como de curar estes males. Não podemos duvidar de que a prostituição é um terrível veneno das sociedades, que infecta a moral, que a escandaliza e que mortalmente a fere, se se não encadeiam e se se não limitam os seus progressos e marcha pública. Na antecedente secção, tratando das prostitutas, tocámos em alguns destes objectos ; na presente secção mais particularmente trataremos dos males que à sociedade causam as prostitutas, assim como dos meios de os remediar e prevenir.
2Estes males são as enfermidades que estas mulheres públicas propagam, e o Virus venereo, este terrível veneno que com tanta frequência se transmite pelo coito impuro. Não podemos pois deixar de tratar de tais enfermidades tratando das prostitutas, não só para que estas sejam curadas, mas também para que aquelas se previnam quanto possível for. Dividiremos pois esta secção em três capítulos. No primeiro trataremos da parte histórica do Virus venereo, da sua contagiabilidade e dos males que ele causa às presentes, e vai causar às futuras gerações ; no segundo exporemos os meios que têm uma poderosa influência no incremento e propagação deste contágio ; finalmente, no terceiro, apresentaremos os meios que julgamos capazes de diminuir a sua propagação e até de concorrer para a sua extinção.
Le texte seul est utilisable sous licence Licence OpenEdition Books. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
Proprietários, lavradores e jornaleiras
Desigualdade social numa aldeia transmontana, 1870-1978
Brian Juan O'Neill Luís Neto (trad.)
2022
O trágico e o contraste
O Fado no bairro de Alfama
António Firmino da Costa et Maria das Dores Guerreiro
1984
O sangue e a rua
Elementos para uma antropologia da violência em Portugal (1926-1946)
João Fatela
1989
Lugares de aqui
Actas do seminário «Terrenos portugueses»
Joaquim Pais de Brito et Brian Juan O'Neill (dir.)
1991
Homens que partem, mulheres que esperam
Consequências da emigração numa freguesia minhota
Caroline B. Brettell Ana Mafalda Tello (trad.)
1991
O Estado Novo e os seus vadios
Contribuições para o estudo das identidades marginais e a sua repressão
Susana Pereira Bastos
1997
Famílias no campo
Passado e presente em duas freguesias do Baixo Minho
Karin Wall Magda Bigotte de Figueiredo (trad.)
1998
Conflitos e água de rega
Ensaio sobre a organização social no Vale de Melgaço
Fabienne Wateau Ana Maria Novais (trad.)
2000