Version classiqueVersion mobile

Signum Salomonis - A Figa - A Barba em Portugal

 | 
José Leite de Vasconcelos

A Figa

Estampa adicional e respectivas explicações

Texte intégral

Estampa adicional

A figa (esquerda) representada com o n.° A na estampa adjunta é de azeviche, foi feita em Portugal, e está na posse do Sr. Arronches Junqueiro, de Setúbal, que me enviou uma fotografia que aqui reproduzo.

A figa (esquerda) representada com o n.° B, em três posições (desenhos de Francisco Valença), é feita de corno, e foi dada pela Bruxa da Arruda a uma mulher do concelho do Cadaval, de quem a obtive para o Museu Etnológico. Ao seu valor próprio acresce o da substância (como) e o da figura (sino-saimão) que foi esboçada no braço. Possui pois tripla significação mágica. Além disso, pela sua forma geral, traz-se pendurada como qualquer cornicho (cfr. pág. 228). A mulher que ma cedeu, tinha-a ao pescoço juntamente com objectos religiosos (cruzes etc.), em cambulhada (cfr. pág. 202).

Quem fabricou o amuleto, figurou na extremidade oposta à mão, de frente, aos lados de um triângulo, que parece um nariz esquemático, dois círculos concêntricos, a modo de olhos; suponho que quis representar uma cabeça. Voltando a mão, isto é, a figa, para cima (3.° desenho), a cabeça como que se torna cornífera. Por baixo da figura, ou por cima, conforme se colocar o objecto, há um começo de orifício, que devia ser para suspensão deste; porém não foi acabado, e foi substituído por outro, noutra posição, como se vê do primeiro e segundo desenho.

1Estampa adicional

Figa B (três posições)

Figa B (três posições)

Table des illustrations

Titre Figa A
URL http://books.openedition.org/etnograficapress/docannexe/image/4464/img-1.jpg
Fichier image/jpeg, 12k
Titre Figa B (três posições)
URL http://books.openedition.org/etnograficapress/docannexe/image/4464/img-2.jpg
Fichier image/jpeg, 30k

© Etnográfica Press, 1996

Licence OpenEdition Books

Cette publication numérique est issue d’un traitement automatique par reconnaissance optique de caractères.
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search