Castelos a Bombordo
Etnografias de patrimónios africanos e memórias portuguesas
Castelos a Bombordo” inclui alguns dos textos produzidos no âmbito dos projectos de investigação financiados pela FCT “Castelos a Bombordo: Práticas de monumentalização do passado e discursos de cooperação cultural entre Portugal e os países árabes e islâmicos” e “Castelos a Bombordo II. Práticas e Retóricas da Monumentalização do Passado Português, Cooperação Cultural e Turismo em contextos africanos”. Esses projectos de investigação centraram-se primeiro nas rotas que ligam historicament...
Lire la suite
- Éditeur : Etnográfica Press
- Collection : Antropologia
- Lieu d’édition : Lisboa
- Année d’édition : 2013
- Publication sur OpenEdition Books : 21 mars 2018
- EAN (Édition imprimée) : 9789899717916
- EAN électronique : 9791036511219
- DOI : 10.4000/books.etnograficapress.313
- Nombre de pages : 286 p.
A Norte de Oriente, a Sul de Ocidente
Dos estudos sobre árabes e sobre muçulmanos em Portugal
O discurso historiográfico moderno sobre a nação periférica
Representações do mundo árabe nas recriações históricas em Portugal e Espanha
Marrocos a Bombordo e a Estibordo
Uma perspetiva contemporânea
Percepções do passado português no discurso patrimonial dos judeus de Marrocos (século XX)
Mazagão (Velho) do Amapá em festa – a festa de São Tiago
Mauritânia a Bombordo
Nota sobre o património mauritano e os seus usos
Definições contemporâneas do encontro pré-colonial no sudoeste da Mauritânia
Entre as reconfigurações identitárias e a gestão participativa
Das caravanas à apropriação local da goma-arábica na modernidade de um oásis mauritano
Navegar à vista: naves, castelos e outros cronotopos dos regimes do turismo e do património em África
O património ou os usos da “comunidade”
O “Primeiro Cruzeiro de Férias às Colónias”
Castelos a Bombordo” inclui alguns dos textos produzidos no âmbito dos projectos de investigação financiados pela FCT “Castelos a Bombordo: Práticas de monumentalização do passado e discursos de cooperação cultural entre Portugal e os países árabes e islâmicos” e “Castelos a Bombordo II. Práticas e Retóricas da Monumentalização do Passado Português, Cooperação Cultural e Turismo em contextos africanos”. Esses projectos de investigação centraram-se primeiro nas rotas que ligam historicamente Portugal a alguns países árabes e islâmicos, balizadas por práticas de cooperação patrimoniais contemporâneas (Marrocos, Mauritânia) e alargaram-se, depois, a outros países africanos (Senegal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique) investindo na análise de memórias, nostalgias e outros recursos patrimoniais, e às implicações dos regimes do turismo que a estes, muitas vezes, estão associados.Os seus objectivos incluíam também a desmontagem da retórica subjacente aos programas de cooperação contemporâneos e sua lógica de monumentalização, a decomposição estratigráfica do seu acervo constituinte e o acompanhamento dos discursos e práticas identitárias locais paralelos. À escala local, aquela que acabou por se privilegiar, o objetivo foi o de entender a gestão quotidiana dos novos regimes do património e do turismo e o modo como ela é determinada por – e afeta – conformações culturais e normas e categorizações sociais locais prévias.
Le texte et les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont sous Licence OpenEdition Books, sauf mention contraire.