Version classiqueVersion mobile

Grandes famílias, grandes empresas

 | 
Maria Antónia Pedroso de Lima

Agradecimentos

Texte intégral

1Para a realização da investigação que agora se publica recebi apoios fundamentais que quero agradecer. O meu primeiro agradecimento vai para o Professor Doutor João de Pina-Cabral cujo rigor científico e dedicação na orientação foram decisivos para a concretização deste trabalho. O ânimo nas horas mais difíceis, a boa disposição e a amizade que soube dispensar em doses fartas foram um ingrediente indispensável neste percurso, ultrapassando largamente as obrigações de «orientador».

2Para o cumprimento das várias fases da investigação tive o apoio de diversas instituições: o ISCTE concedeu-me uma dispensa de serviço docente; a FCT financiou a investigação com o projecto PCSH/C/ANT/851/95; o ICS e o CEAS acolheram o referido projecto; a FLAD concedeu-me uma bolsa de curta duração para pesquisa bibliográfica na Universidade de Berkeley, Califórnia.

3A minha maior gratidão é, no entanto, para com as pessoas que se disponibilizaram a falar sobre as suas vidas, familiares e profissionais, dispensandome o seu tempo e a sua atenção. Sem estas o trabalho nunca teria sido feito. Em particular devo agradecer ao Dr. José Manuel Espírito Santo, à Sra. D. Mary Espírito Santo, a Marta Mello Breyner (infelizmente desaparecida entretanto), à Sra. D. Mathilde Mello Breyner, ao Comandante Ricciardi, ao Dr. Manuel Fernando Espírito Santo, ao Sr. Pedro Queiroz Pereira, à Sra. D. Isabel Juzarte Rolo, ao Dr. Bernardo D'Orey, ao Dr. José Luis D'Orey, ao Sr. Eng. João Vaz Guedes, Dr. Diogo Vaz Guedes, ao Dr. Carlos Bobone, ao Dr. Manuel Mourão, Dr. José Maria Mendes Godinho, Eng. António Queiroz e Melo, à Sra. D. Maria de Lurdes Soares dos Santos e ao Dr. Carlos Damas.

4Devo um agradecimento particular a algumas pessoas que leram versões anteriores de partes desta tese e cujos comentários em muito contribuíram para melhorar o resultado final: Sylvia Yanagisako, Jean Lave, George Marcus, José Manuel Sobral, Puriftcación Ruíz, Cristina Lobo, Clara Carvalho, João Leal, António Luis Pedroso de Lima, José Manuel Consiglieri Pedroso e Catarina Mira. Mas, sobretudo, devo agradecer a Manuel Pedroso de Lima que, com insuperável rigor e atenção, leu várias versões deste texto contribuindo decisivamente para a melhoria da sua versão final.

5Os apoios necessários à realização deste trabalho ultrapassaram largamente o âmbito académico e, apesar de não poder agradecer a todos, não posso deixar de destacar alguns pela importância que tiveram: os meus pais, Luísa e Manuel, cuja amizade com que colaboraram em várias frentes foram fundamentais para chegar ao fim; a Susana com quem a partilha de trabalhos e amizades tem ajudado a aumentar o prazer de uns e outros; a Marzia e a Cristina companheiras de tese e grandes amigas; a Adriana Piscitelli interlocutora insubstituível do outro lado do oceano; a Ana e o Miguel que cresceram com «o trabalho grande da mãe»; mas, o meu último e maior agradecimento vai para o Luís que não se poupou a esforços, horas e desesperos para fazer os quadros e mapas genealógicos que acompanham a tese e foi uma ajuda preciosa para levar esta «empresa familiar» até ao fim.

© Etnográfica Press, 2003

Licence OpenEdition Books

Cette publication numérique est issue d’un traitement automatique par reconnaissance optique de caractères.

Acheter

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search