Etnográfias portuguesas (1870-1970)
Cultura popular e identidade nacional
Este livro explora a importância que tiveram no desenvolvimento histórico da etnografia portuguesa dois tópicos centrais: a) a cultura popular de matriz rural, como objecto fundamental de pesquisa; b) uma perspectiva interpretativa que fez desta um terreno estratégico para o tratamento de temas relacionados com a identidade nacional portuguesa. Na prossecução desse objectivo, João Leal – professor de Antropologia do ISCTE – adoptou um enfoque disciplinar amplo, por forma a levar em conta um co...
Éditeur : Etnográfica Press
Lieu d’édition : Lisboa
Publication sur OpenEdition Books : 21 janvier 2019
ISBN numérique : 979-10-365-1633-7
DOI : 10.4000/books.etnograficapress.2562
Collection : Portugal de Perto | 40
Année d’édition : 2000
ISBN (Édition imprimée) : 978-972-20-1799-2
Nombre de pages : 274
Parte I. À procura do Povo Português
Parte II. Guerras culturais em torno da Arquitectura Popular
Parte III. Nação e região: réplicas, apropriações, resistências
Este livro explora a importância que tiveram no desenvolvimento histórico da etnografia portuguesa dois tópicos centrais: a) a cultura popular de matriz rural, como objecto fundamental de pesquisa; b) uma perspectiva interpretativa que fez desta um terreno estratégico para o tratamento de temas relacionados com a identidade nacional portuguesa. Na prossecução desse objectivo, João Leal – professor de Antropologia do ISCTE – adoptou um enfoque disciplinar amplo, por forma a levar em conta um conjunto de discursos que, embora originários de campos como a arqueologia, a literatura ou a arquitectura, partilham com a etnografia o mesmo fascínio pelo popular como instância de fundamentação da identidade nacional. Para além do tratamento de temas como as teses lusitanistas, a saudade e as discussões sobre a psicologia étnica, a dialéctica entre nação e região, «Etnografias Portuguesas» propõe ainda uma abordagem detalhada das principais expressões de interesse pela arquitectura popular no decurso do século XX: da «casa portuguesa» aos trabalhos de Veiga de Oliveira e seus colaboradores, passando pelo «Inquérito à Habitação Rural» e pelo «Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa».
João Leal nasceu em 1954 em Lisboa. É doutorado em Antropologia Social pelo ISCTE, onde exerce as funções de Professor Auxiliar do Departamento de Antropologia. É investigador do Centro de Estudos de Antropologia Social (CEAS) do mesmo Instituto e director da revista Etnográfica. E o autor do livro - editado nesta colecção - As Festas do Espírito Santo nos Açores. Um Estudo de Antropologia Social (1994). A sua pesquisa recente tem incidido sobre história da antropologia em Portugal. Além de vários artigos sobre o tema publicados em revistas nacionais e estrangeiras, organizou e prefaciou, no âmbito desta colecção, os volumes: Signum Salomonis. A Figa. A Barba em Portugal. Estudos de Etnografia Comparativa, de José Leite de Vasconcelos; Festas, Costumes e Outros Materiais para uma Etnologia de Portugal (Obra Etnográfica, Vol. I) e Cultura Popular e Educação (Obra Etnográfica, Vol. II) de Adolfo Coelho; Contribuições para uma Mitologia Popular Portuguesa e Outros Escritos Etnográficos de Consiglieri Pedroso; e Contos Tradicionais do Povo Português de Teófilo Braga.
Le texte seul est utilisable sous licence Licence OpenEdition Books. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
Proprietários, lavradores e jornaleiras
Desigualdade social numa aldeia transmontana, 1870-1978
Brian Juan O'Neill Luís Neto (trad.)
2022
O trágico e o contraste
O Fado no bairro de Alfama
António Firmino da Costa et Maria das Dores Guerreiro
1984
O sangue e a rua
Elementos para uma antropologia da violência em Portugal (1926-1946)
João Fatela
1989
Lugares de aqui
Actas do seminário «Terrenos portugueses»
Joaquim Pais de Brito et Brian Juan O'Neill (dir.)
1991
Homens que partem, mulheres que esperam
Consequências da emigração numa freguesia minhota
Caroline B. Brettell Ana Mafalda Tello (trad.)
1991
O Estado Novo e os seus vadios
Contribuições para o estudo das identidades marginais e a sua repressão
Susana Pereira Bastos
1997
Famílias no campo
Passado e presente em duas freguesias do Baixo Minho
Karin Wall Magda Bigotte de Figueiredo (trad.)
1998
Conflitos e água de rega
Ensaio sobre a organização social no Vale de Melgaço
Fabienne Wateau Ana Maria Novais (trad.)
2000