Vous l’avez sans doute déjà repéré : sur la plateforme OpenEdition Books, une nouvelle interface vient d’être mise en ligne.
En cas d’anomalies au cours de votre navigation, vous pouvez nous les signaler par mail à l’adresse feedback[at]openedition[point]org.

Retrato de aldeia com espelho

Ensaio sobre Rio de Onor

Portugal de Perto

Éditeur : Etnográfica Press

Lieu d’édition : Lisboa

Publication sur OpenEdition Books : 1 février 2021

Collection : Portugal de Perto

Année d’édition : 1996

Nombre de pages : 396


Présentation

A aldeia de Rio de Onor apresenta-se com um estatuto de tão excepcional singularidade que dificulta a análise e os discursos que a envolvem. A sua localização sobre uma linha de demarção fronteiriça, em contiguidade com a aldeia espanhola sua homónima, sendo factor de diferenciação - entre Rio de Onor e Rihonor de Castilha - e recurso local na definição de estratégias identitárias, reforça aquela individualidade de excepção, constituindo-se em obstáculo à delimitação da unidade sob observação. É também uma aldeia com “excesso de biografia”, pois o estudo detalhado de que fora objecto nos anos quarenta e cinquenta veio a estar na origem de um processo local de produção e incorporação de imagens e representações, com consequências práticas, que designámos globalmente por “efeito Rio de Onor”. São estes factores que contribuíram e favoreceram urna prolongada permanência no tempo de formas de organização que neste livro são discutidas no contexto europeu e, mais detalhadamente, peninsular. Questões aqui tratadas a partir de urna aldeia comunitária como outras, mas que se apropriou da imagem que do seu comunitarismo lhe foi devolvida.


Sommaire

Índices


Le texte seul est utilisable sous licence Licence OpenEdition Books. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.