O Centro de Estudos de Antropologia Social (CEAS) do I.S.C.T.E. (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) promoveu entre 1988 e 1989 um Seminário em que participaram antropólogos que, desenvolvendo a sua actividade de investigação e docência em Portugal, neste país têm realizado o seu trabalho de campo ou, de alguma forma, nele se situa o objecto de suas pesquisas. Desta referenciação precisa a um território e a uma língua claramente individualizados surgiu a designação ger...
O Centro de Estudos de Antropologia Social (CEAS) do I.S.C.T.E. (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) promoveu entre 1988 e 1989 um Seminário em que participaram antropólogos que, desenvolvendo a sua actividade de investigação e docência em Portugal, neste país têm realizado o seu trabalho de campo ou, de alguma forma, nele se situa o objecto de suas pesquisas. Desta referenciação precisa a um território e a uma língua claramente individualizados surgiu a designação geral de «Terrenos Portugueses», título deste Seminário. Com ele se procurou criar um espaço de encontro e conhecimento de trabalhos actualmente em curso de que, muitas vezes, só se tem notícia depois dos seus resultados serem publicados. Mas foi também nossa intenção propor com ele condições para a discussão de perspectivas teóricas e metodológicas que se prendem tanto com as estratégias individuais de pesquisa como com a diversidade dos objectos e questões abordadas.
Professor Auxiliar do Departamento de Antropologia Social do ISCTE, membro do Centro de Estudos de Antropologia Social (ISCTE) e do Centro de Estudos de Etnologia (INIC). O seu principal trabalho de investigação tem incidido no estudo das pequenas comunidades agro-pastoris de montanha, com especial ênfase nas estruturas e formas de organização comunitária, objecto de uma tese de doutoramento recentemente concluída — A aldeia, as casas: Organização comunitária e reprodução social numa aldeia transmontana (Rio de Onor). Outras áreas da pesquisa conduzidas pelo autor reenviam para o campo vasto e complexo das culturas populares: a oralidade e as festividades cíclicas. Fundador e director desta Colecção Portugal de Perto — Biblioteca de Etnografia e Antropologia.
Vous pouvez suggérer à votre bibliothèque/établissement d’acquérir un ou plusieurs livres publié(s) sur OpenEdition Books. N'hésitez pas à lui indiquer nos coordonnées : OpenEdition - Service Freemium access@openedition.org 22 rue John Maynard Keynes Bat. C - 13013 Marseille France
Vous pouvez également nous indiquer à l'aide du formulaire suivant les coordonnées de votre institution ou de votre bibliothèque afin que nous les contactions pour leur suggérer l’achat de ce livre.
Merci, nous transmettrons rapidement votre demande à votre bibliothèque.
BRITO, Joaquim Pais de (dir.) ; O'NEILL, Brian Juan (dir.). Lugares de aqui : Actas do seminário «Terrenos portugueses». Nouvelle édition [en ligne]. Lisboa : Etnográfica Press, 1991 (généré le 29 mars 2023). Disponible sur Internet : <http://books.openedition.org/etnograficapress/1836>. ISBN : 9791036516375. DOI : https://doi.org/10.4000/books.etnograficapress.1836.
Brito, J. P. d., & O'Neill, B. J. (Eds.) 1991. Lugares de aqui : Actas do seminário «Terrenos portugueses». Lisboa : Etnográfica Press. doi :10.4000/books.etnograficapress.1836
Brito, Joaquim Pais de, et Brian Juan O'Neill, ed. Lugares de aqui : Actas do seminário «Terrenos portugueses». Lisboa : Etnográfica Press, 1991. Web. <http://books.openedition.org/etnograficapress/1836>.
Compatible avec Zotero
Lugares de aqui
Actas do seminário «Terrenos portugueses»
Joaquim Pais de Brito et Brian Juan O'Neill (dir.)