Museus, Património e Ciência. Ensaios de História da Cultura

Biblioteca - Estudos & Colóquios

Éditeur : Publicações do CIDEHUS

Lieu d’édition : Évora

Publication sur OpenEdition Books : 13 septembre 2016

Collection : Biblioteca - Estudos & Colóquios

Année d’édition : 2016

Nombre de pages : 173


Présentation

O livro que agora se dá a conhecer resulta da agregação de textos que considerámos possuírem unidade metodológica e conceptual, enquadrados no âmbito disciplinar da história da cultura. Arrumados em três temáticas – museus, património e ciência -  os diferentes artigos foram editados nos últimos anos e alguns, poucos, encontravam-se ainda inéditos.

Os textos identificam sempre a respetiva edição original e foram neles atualizados factos, instituições, siglas e datas para melhor ajudar à sua devida contextualização. Levaram-se, naturalmente, em boa conta as pertinentes críticas e sugestões que uma equipa de arbitragem científica entendeu produzir sobre aspetos formais ou substantivos.

O conteúdo final da obra reflete bem, cremos, as preocupações académicas e técnicas do nosso percurso profissional ao longo das duas últimas décadas, cuja matriz científica foi adquirida na escola de história da cultura e das ideias, indelevelmente marcada pelo magistério do Professor José Sebastião da Silva Dias.  Na Universidade de Évora, minha instituição de acolhimento, a investigação e a lecionação de matérias do universo patrimonial e museológico proporcionaram, por sua vez, o desabrochar de uma vocação - e de uma ambição - pela compreensão dos museus considerados enquanto instituição central da cultura.

Questão que julgamos transparecer do conteúdo de boa parte dos textos é o da preocupação com o território e com os patrimónios (material e humano) alentejanos. Não se trata neles de adensar a historiografia local, mas tão só o de evidenciar a impossibilidade de desenhar uma história da cultura desligada das suas condicionantes antropológicas de um tempo e de um espaço precisos: o Sul europeu e mediterrânico é o nosso lugar, nossa poesis e nossa fisis. A história cultural - pela sua vocação em elaborar construções sincrónicas das representações e das imagens de uma 'cultura unitária'  - poderá a nosso ver constituir o instrumento de análise mais adequado para concretizar este programa científico.

Por último, uma palavra de profunda gratidão pelo acolhimento que o CIDEHUS, a sua Direção e técnicos, me tem proporcionado enquanto investigador e de que esta publicação é emblemático exemplo.


Sommaire

Parte I – A museologia enquanto história da cultura

Parte II - Gestão e valorização do património cultural: Évora e o Alentejo

Parte III – A ciência portuguesa e europeia no século das Luzes


Le texte seul est utilisable sous licence Licence OpenEdition Books. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.