Version classiqueVersion mobile

Elites e Indústria no Alentejo (1890-1960)

 | 
Paulo Eduardo Guimarães

Nota prévia

Texte intégral

1Este livro constitui, no essencial, a dissertação de doutoramento em História, com o mesmo título, apresentada na Universidade de Évora, em Maio de 2004. Escrita no ano anterior, é agora apresentada a um público mais vasto com ligeiras modificações, algumas supressões e adendas. Assim, não foram incluídas nesta edição os documentos, os dados quantitativos e os elementos semi-tratados que faziam parte do segundo volume daquela dissertação. Em contrapartida, o texto foi enriquecido com a cartografia de alguns estabelecimentos, actividades industriais, artesanais e com um índice de personalidades e firmas.

2Uma obra desta natureza é, muitas vezes, o resultado de um percurso longo e complexo, tornando-se difícil enumerar todas aquelas pessoas que, por diversas formas e em diferentes momentos, contribuíram para o seu desfecho. Mas algumas merecem especial menção de gratidão pela importância decisiva que tiveram nesse caminho. Muito do que aqui fica deve-se à orientação científica do Prof. Dr. Helder Adegar Fonseca que, em 1995, lançou o desafio de estudar o problema industrial alentejano nas suas relações com as elites regionais. Se alguma coisa fui capaz de crescer intelectualmente, desde essa altura, muito ficará a dever-se ao seu empenho, ajuda amiga e à confiança que me foi incutindo ao longo de tão árduo caminho.

3O programa de doutoramento traçado envolveu a minha participação em dois seminários da rede Ester e em vários outros, nos quais apresentei alguns textos directamente relacionados com o meu tema essencial. Entre as pessoas que, nesse contexto, me ajudaram com comentários, sugestões e críticas referirei os professores Jaime Reis, Patrick 0’Brien, Santiago Zapata Blanco, Robert Rowland, Alberto Carreras e Stephan Haupt. Agradeço ainda ao professor Jaime Reis os comentários críticos e as sugestões que fez ao capítulo sobre as instituições financeiras e à professora Conceição Martins a ajuda que me deu na revisão da primeira parte do texto da dissertação.

4Uma dívida especial de gratidão fica para com a Universidade de Évora, o seu Departamento de História e, em particular, os meus colegas de História Contemporânea que tornaram possível os períodos de dispensa de serviço docente utilizados nos trabalhos finais de pesquisa e na redacção do texto. Ao Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (Cidehus) devo os recursos humanos e materiais prestados durante a constituição duma base de dados sobre os registos notariais de Évora e a cartografia digital dos estabelecimentos que inventariámos, a partir dos livros de Registo de Trabalho Nacional, actualmente à guarda do arquivo da Direcção Regional do Ministério de Economia, em Évora. Também a publicação desta obra fica muito a dever ao empenho da directora do Centro, Mafalda Soares da Cunha.

5A boa vontade de algumas pessoas responsáveis nas instituições públicas, a que recorri durante a minha investigação, permitiu-me o acesso e a consulta de fundos documentais da maior importância. Agradeço, por isso, à Dra. Lurdes Nogueira, da Conservatória do Registo Predial e Comercial de Évora, bem como ao Eng.º Vítor Santos e aos Drs. Bernardino Piteira e Conceição Fernandes, da Direcção Regional do Ministério da Economia, daquela cidade, as facilidades concedidas em arquivos de organismos que não estão vocacionados para acolher investigadores.

6Outras pessoas ajudaram-me ainda com os seus testemunhos e conhecimentos no meio eborense. Entre estas referirei os senhores João de Torres Vaz Freire, José Fialho, Manuel Ernesto Correia, Joaquim Emílio Canelas e a senhora Maria Angelina dos Reis.

7Setúbal, Junho de 2003

8Janeiro de 2006

© Publicações do Cidehus, 2006

Licence OpenEdition Books

Cette publication numérique est issue d’un traitement automatique par reconnaissance optique de caractères.

Acheter

Volume papier

amazon.fr
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search