Version classiqueVersion mobile

O Marketing nas Bibliotecas Públicas Portuguesas

 | 
Maria Leonor Cardoso Sérgio Pinto

Prefácio

Maria Joaquina Barrulas

Texte intégral

1Saúdo a iniciativa da Universidade de Évora de editar a dissertação da Dr.a Maria Leonor Pinto, elaborada como resultado do trabalho de investigação que desenvolveu para obtenção do grau de mestre e que, como sua orientadora acompanhei bem de perto.

2Ao escolher abordar as questões de marketing em bibliotecas públicas em Portugal como tópico da dissertação, a Dr.a Maria Leonor Pinto, estava ciente de que se tratava de uma área apelativa, mas que lhe iria exigir um esforço de trabalho no terreno, sem o qual o seu trabalho não poderia contribuir com a mais valia que efectivamente lhe foi possível trazer. Com efeito, já existe na literatura da especialidade trabalho teórico relevante sobre a aplicação dos princípios e conceitos fundamentais da disciplina de marketing nas organizações não lucrativas em geral e nas bibliotecas em particular, como este trabalho também demonstra na sua revisão de literatura. O que iria tornar este estudo interessante era saber como é que, no contexto das bibliotecas públicas em Portugal e na sua prática, são percebidos e ou aplicados de forma intencional ou apenas intuitiva, métodos e técnicas que se enquadram num modelo de gestão em marketing.

3Foi esse o ponto de partida desta investigação que abrangeu 10 bibliotecas públicas, seleccionadas segundo critérios metodológicos rigorosos, que são descritos no texto.

4Os resultados apresentados, mostram-nos que as bibliotecas públicas em Portugal, como em geral vem sendo reconhecido, apresentam um índice de evolução e modernização que acompanha e nalguns casos ultrapassa, os casos de sucesso de outros países de referência, e que já se pode afirmar que existe uma “orientação para a gestão em marketing”, mesmo que não se encontrem estratégias claramente assumidas como tal.

5Lisboa, Maio de 2006

© Publicações do Cidehus, 2007

Licence OpenEdition Books

Cette publication numérique est issue d’un traitement automatique par reconnaissance optique de caractères.

Acheter

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search