O Marketing nas Bibliotecas Públicas Portuguesas
|Prefácio
Texte intégral
1Saúdo a iniciativa da Universidade de Évora de editar a dissertação da Dr.a Maria Leonor Pinto, elaborada como resultado do trabalho de investigação que desenvolveu para obtenção do grau de mestre e que, como sua orientadora acompanhei bem de perto.
2Ao escolher abordar as questões de marketing em bibliotecas públicas em Portugal como tópico da dissertação, a Dr.a Maria Leonor Pinto, estava ciente de que se tratava de uma área apelativa, mas que lhe iria exigir um esforço de trabalho no terreno, sem o qual o seu trabalho não poderia contribuir com a mais valia que efectivamente lhe foi possível trazer. Com efeito, já existe na literatura da especialidade trabalho teórico relevante sobre a aplicação dos princípios e conceitos fundamentais da disciplina de marketing nas organizações não lucrativas em geral e nas bibliotecas em particular, como este trabalho também demonstra na sua revisão de literatura. O que iria tornar este estudo interessante era saber como é que, no contexto das bibliotecas públicas em Portugal e na sua prática, são percebidos e ou aplicados de forma intencional ou apenas intuitiva, métodos e técnicas que se enquadram num modelo de gestão em marketing.
3Foi esse o ponto de partida desta investigação que abrangeu 10 bibliotecas públicas, seleccionadas segundo critérios metodológicos rigorosos, que são descritos no texto.
4Os resultados apresentados, mostram-nos que as bibliotecas públicas em Portugal, como em geral vem sendo reconhecido, apresentam um índice de evolução e modernização que acompanha e nalguns casos ultrapassa, os casos de sucesso de outros países de referência, e que já se pode afirmar que existe uma “orientação para a gestão em marketing”, mesmo que não se encontrem estratégias claramente assumidas como tal.
5Lisboa, Maio de 2006
© Publicações do Cidehus, 2007