O conjunto lexicográfico Prosodia (1634-1750), de Bento Pereira, S. J.
O conjunto lexicográfico da Prosodia, da autoria do jesuíta Bento Pereira (1605-1681) teve um longo percurso editorial ativo por mais de um século, com doze edições publicadas entre 1634 e 1750, entre Lisboa e Évora (Universidade de Évora).
Este volume dicionarístico, que reúne os dicionários Prosodia latim-português e Tesouro português-latim, além de outras obras, foi um importante manual de ensino do latim e do português nos colégios inacianos, em Portugal e no espaço de ensino e de missão...
Éditeur : Publicações do CIDEHUS
Lieu d’édition : Évora
Publication sur OpenEdition Books : 9 juillet 2018
ISBN numérique : 979-10-365-1488-3
DOI : 10.4000/books.cidehus.3321
Collection : Fontes e Inventários | Série Geral - 7
Année d’édition : 2018
Bento Pereira, S.J. (1605-1681) e a Prosodia
Transcrição documental
O conjunto lexicográfico da Prosodia, da autoria do jesuíta Bento Pereira (1605-1681) teve um longo percurso editorial ativo por mais de um século, com doze edições publicadas entre 1634 e 1750, entre Lisboa e Évora (Universidade de Évora).
Este volume dicionarístico, que reúne os dicionários Prosodia latim-português e Tesouro português-latim, além de outras obras, foi um importante manual de ensino do latim e do português nos colégios inacianos, em Portugal e no espaço de ensino e de missão da Companhia de Jesus. Foi proibido por D. José aquando das Reformas Pombalinas e recebeu ordem de destruição. Apesar das vicissitudes, a Prosodia sobreviveu aos tempos, chegando até nós diversos volumes em bibliotecas espalhadas pelo mundo, que listamos.
Transcrevem-se os dois catálogos autorais para as fontes latinas e portuguesas dos dicionários latim-português e português-latim, respetivamente, presentes nas edições princeps.
Confirma-se a dilucidação da sequência editorial, que esteve envolta em discrepâncias na literatura, e apresentam-se facsimile dos rostos de todas as edições deste importante volume, marco da história da lexicografia bilingue latina e portuguesa.
Professora no Instituto Politécnico de Portalegre
Doutora em Linguística. Foi investigadora nos projetos Corpus Lexicográfico do Português (UAveiro), DIGRAMA (IST-UTL/FLL-UL), Corpus de Referência do Português Contemporâneo (CLUL), Corretor Ortográfico LINCE (ILTEC) e EUROTRA-Projeto europeu de Tradução automática (ILTEC).
Le texte seul est utilisable sous licence Licence OpenEdition Books. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
Inventário dos Fundos Monástico-Conventuais da Biblioteca Pública de Évora
João Luís Inglês Fontes, Joaquim Bastos Serra et Maria Filomena Andrade (dir.)
2010
Gazetas Manuscritas da Biblioteca Pública de Évora. Vol. 1 (1729-1731)
João Luís Lisboa, Tiago C. P. dos Reis Miranda et Fernanda Olival (dir.)
2002
Correspondência inédita dirigida a D. Frei Manuel do Cenáculo
As cartas de Joaquim Sá e Alexandre Faria Manuel
Francisco António Lourenço Vaz (dir.)
2018
Os caminhos-de-ferro de Sul e Sueste e o relatório do engenheiro C. F. White (1868)
Hugo Silveira Pereira
2018
La Correspondencia Política de un Virrey
Las cartas enviadas desde Lisboa (1617–1622) por Diego de Silva y Mendoza, marqués de Alenquer
Trevor J. Dadson (dir.)
2024
