Redes, bibliotecas e literacias
| ,Notícias da Bússola
Résumé
O texto descreve o projeto «Notícias da Bússola», um jornal escolar dinamizado pela biblioteca central do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, que se qualifica com uma boa prática
Entrées d'index
Texte intégral
Introdução
1A Internet e as tecnologias digitais trouxeram à nossa realidade grandes transformações na forma como lidamos com a informação. Alguns autores, como Clara Coutinho, descrevem esta mudança de paradigma “como sociedade da informação ou sociedade em rede alicerçada no poder da informação (Castells, 2003), sociedade do conhecimento (Hargreaves, 2003) ou sociedade da aprendizagem (Pozo, 2004)”. Trata-se de um mundo em constante mutação onde a informação circula de forma constante entre todos. Assim, a escola tem de se adaptar a esta nova era, onde se oferecem múltiplas possibilidades de aprender, em que o espaço físico da escola, local sagrado noutras épocas, neste novo paradigma, perde a exclusividade da construção do conhecimento e a preparação do aluno para a vida futura.
2Pretende-se que a escola consiga desenvolver nos estudantes competências que lhes permitam participar e interagir num mundo em constante desafio consigo mesmo, onde a criatividade impera e a flexibilidade é uma necessidade constante. A aprendizagem não é um processo estático, mas algo que deve acontecer ao longo de toda a vida.
3Os ecos da revolução digital, que atravessam a nossa sociedade, acabam por chegar à escola onde se procura o desenvolvimento “nos alunos de um conjunto de literacias essenciais à aprendizagem e ao sucesso educativo que incluem não só as competências básicas de leitura, matemática ou ciências, como outras, de que são exemplo, as competências da informação, digitais e dos media”, como se pode ler nas palavras introdutórias do Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das Bibliotecas Escolares, Aprender com a biblioteca escolar. Neste momento, o desenvolvimento destas literacias, as quais estão presentes em todas as áreas e ambientes de aprendizagem, são uma responsabilidade da escola e de todos nós professores. Naturalmente, a biblioteca escolar é um recurso privilegiado para o concretizar deste propósito.
4Nos últimos anos, as bibliotecas escolares consolidaram o seu papel na escola; para isso muito contribuiu a melhoria das condições funcionais, quer passando pelo sucessivo enriquecimento dos recursos documentais e de informação, consoante a disponibilidade financeira das diferentes entidades, quer através dos recursos humanos ligados às bibliotecas escolares, assim como a formação dos professores bibliotecários e dos assistentes operacionais que trabalham nestas estruturas.
Aprender com a Biblioteca Escolar
5O referencial, Aprender com a biblioteca escolar - Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré‑escolar e no Ensino Básico, estabelece três grandes áreas de trabalho: literacia da leitura, da informação e dos média. Enquanto professora bibliotecária já tinha tido oportunidade de explorar este instrumento já que contém orientações muito importantes para o meu trabalho.
6Tendo em conta a pertinência deste documento, no início do ano letivo, a equipa da biblioteca escolar do Agrupamento Manuel Ferreira Patrício reuniu e definiu o seu plano anual de atividades, plenamente integrado na filosofia de trabalho presente no Projeto Educativo – A Bússola. Orientação em Autonomia.
7De entre as atividades desenvolvidas, destacamos o projeto “Notícias da Bússola” uma vez que permite a concretização do referencial.
8Não esquecendo o que o referencial nos diz, no âmbito da Literacia dos Média, destacam-se as seguintes aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar:
-
conhecer e caraterizar os diferentes média;
-
interpretar mensagens dos média, identificando propósitos implícitos;
-
perceber como os média informam e formam opinião;
-
usar os média, ferramentas digitais e ambientes sociais de partilha para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida;
-
identificar e aplicar autonomamente normas éticas e procedimentos de segurança associados à utilização dos média e à comunicação online.
9Assim, tendo em mente estas aprendizagens, foi definido o trabalho a desenvolver junto das turmas de modo a envolver a comunidade discente na feitura do jornal. Como ferramenta de apoio à elaboração das notícias, foi criado um guião orientador, com base nas sugestões de trabalho apresentadas no referencial Aprender com a biblioteca Escolar que é bastante generalista mas apresenta algumas linhas de orientação específicas, como por exemplo:
-
Pensa no que queres transmitir, qual é a público a quem te diriges e qual será́ a melhor forma de a informares sobre determinado facto;
-
Tenta saber tudo sobre o assunto. Faz alguma pesquisa, toma notas, realiza entrevistas locais, tira fotografias... ;
-
Usa uma linguagem clara e organiza o teu discurso partindo dos factos mais importantes para os menos relevantes;
-
Podes organizar a notícia tendo em conta o seguinte: o primeiro parágrafo deve motivar o leitor através de uma pergunta ou de uma frase que suscite o seu interesse. Os parágrafos seguintes devem ser orientados pelas perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando? Como? Porquê?;
-
Deves terminar a notícia com uma síntese acerca do que foi relatado.
10Além disso, o trabalho com algumas ferramentas digitais, como o Publisher ou o LetterPop, para a construção do jornal, torna este desafio ainda mais aliciante para os nosso alunos.
11Graças a este guião orientador, conseguimos constituir um grupo de trabalho bastante diversificado que nos permite trazer para o nosso jornal diferentes olhares.
Notícias da Bússola
12O projeto “Notícias da Bússola” nasceu há dois anos no seio da equipa da biblioteca escolar. Tratava-se de uma necessidade sentida pela comunidade educativa do agrupamento que a equipa da biblioteca agarrou e transformou no jornal do agrupamento.
13A fase inicial do projeto consistiu na planificação e organização do que hoje em dia é o jornal “Notícias da Bússola”. Pensámos em vários formatos, desde o jornal à revista ou numa simples newsletter que, de alguma forma, fosse o espelho das atividades desenvolvidas no agrupamento.
14Deste modo, após algum debate interno nasceu o jornal escolar “ Notícias da Bússola”. Este é produzido pela equipa da biblioteca escolar e conta com a colaboração de todos os seus membros. Graças ao trabalho de todos, e em particular de um colega de Educação Visual, que tem carteira profissional de jornalista, uma vez que é editor da “Folha de Montemor”, conseguimos desde o ano passado publicar e distribuir seis edições.
15O jornal está organizado por diferentes áreas e é alimentado pelas atividades e projetos desenvolvidos por todos os departamentos e estruturas educativas da escola.
16O primeiro número apareceu no Natal de 2013 e foi especial para todos nós. O editorial foi escrito pelo nosso patrono, o Professor Doutor Manuel Ferreira Patrício e a notícia de primeira página “Um jornal nasceu” traduzia o entusiasmo que todos colocámos neste projeto. Quanto às diferentes seções do jornal, destacamos as seguintes: Na Bússola – onde as diferentes ações do projeto educativo eram apresentadas; Criatividade – talento e expressividade dos nossos alunos; Projetos – desenvolvimento dos projetos em curso, como por exemplo, o “Todos Juntos Podemos Ler” onde os alunos com NEE desenvolvem atividades no âmbito da mediação de leitura na biblioteca escolar; Visitas de estudo – os alunos produzem notícias que relatam os pontos mais importantes dessa visita; Desporto – vitórias e sucessos desportivos do agrupamento; Promosaúde – atividades desenvolvidas no campo da saúde por uma das equipas de trabalho da escola; Biblioteca Escolar – plano de atividades próprio mas sempre em articulação com as outras áreas do saber.
17Durante o ano letivo 2013-2014, conseguimos publicar quatro edições, uma vez que em fevereiro saiu uma edição especial dedicada, por inteiro, às atividades desenvolvidas no âmbito da educação especial, desde debates em sala de aula sobre o que é “Ser Diferente”, com o apoio dos pais e encarregados de educação, a sessões de mediação de leitura especiais. Este número do jornal fez eco do excelente trabalho desenvolvido por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
18Em 2014-2015, foram já publicadas duas edições: a primeira apresentou, em destaque, na primeira página, uma reportagem sobre o lançamento do livro da Ajudaris no nosso agrupamento. A segunda, que acaba de chegar às nossas mãos, refere o Recital de Poesia, um evento que se realizou pelo sexto ano consecutivo no nosso agrupamento, envolvendo toda a comunidade escolar.
Conclusão
19Em súmula, trata-se de um projeto que pode ser considerado uma aposta ganha no nosso agrupamento e com perspetivas de continuar. Quando nos foi pedida a apresentação de um exemplo de uma boa prática no trabalho da biblioteca escolar, pensámos, de imediato, no jornal, pois congrega as diferentes vertentes do trabalho da biblioteca escolar.
20A Bússola ajudou-nos a definir o nosso percurso educativo e, por aqui continuaremos, sempre em prol do sucesso educativo dos nossos alunos.
Bibliographie
COUTINHO, Clara (2011) – Sociedade da Informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para a educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1 (2011), p. 5-22.
© Publicações do Cidehus, 2017