Nota introdutória
p. 03-04
Texte intégral
1A publicação deste livro assinala o quinto aniversário da criação da Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV), a única rede portuguesa que integra bibliotecas de leitura pública, escolar e universitária. Esta estrutura gere um catálogo com mais de 250.000 títulos (disponível em www.rbev.uevora.pt), produz conteúdos e desenvolve um plano de actividades abrangente que compreende os domínios da formação e da dinamização da leitura.
2O 1º Seminário da RBEV, intitulado «Redes, bibliotecas e literacias», teve lugar no auditório da Escola Secundária Gabriel Pereira em 31 de Outubro de 2014. Ao evento compareceram mais de uma centena de participantes. Na sessão de abertura estiveram presentes o director do Agrupamento de Escolas nº 2 de Évora nº 2 de Évora, Fernando Martins, o coordenador da Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV), Fernando Gameiro, o presidente da Assembleia Geral desta estrutura, Joaquim Godinho, a directora Regional de Educação do Alentejo, Maria Reina Martim, o representante da reitoria da Universidade de Évora, Francisco Vaz e a coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva.
3Os três painéis e a «mesa redonda», nos quais se estruturou o programa, contaram com a presença de José António Calixto (Biblioteca Municipal de Setúbal/CIDEHUS.UÉ); Cláudia Sousa Pereira (Departamento de Línguas/UÉ); Casimiro Amado (Departamento de Pedagogia/UÉ); Gustavo Neves (FCCN); Francisco Vaz (Departamento de História/UÉ); Joaquim Godinho (Serviço de Informática/UÉ); Elsa Conde (Coordenandora Interconcelhia/RBE) e Eduardo Esperança (Departamento de Sociologia/UÉ).
4No contexto do seminário foi homenageado o Professor José António Calixto, que dirigiu a Biblioteca Pública de Évora entre 2003 e 2013, a quem entre outros, se deve a introdução da modalidade de empréstimo domiciliário naquela instituição.
5A organização deste primeiro seminário surgiu decorridos dois anos após a constituição formal da RBEV. Coincidiu com a maturidade atingida pelas parcerias que suportam esta estrutura: a Universidade de Évora, com responsabilidades na área da gestão de conteúdos e da formação; a Câmara Municipal de Évora, que assumiu o apoio ao tratamento documental, colaborando também na animação da leitura; os quatro agrupamentos da cidade vinculados, por sua livre iniciativa, a procedimentos de cooperação institucional com carácter sistémico e duradouro. No seu conjunto a RBEV constituí uma estrutura única no contexto nacional ao integrar numa mesma rede bibliotecas universitárias, valências de leitura pública e bibliotecas escolares.
6Consideradas as intervenções em formato poster e em painel, foram apresentadas dezoito comunicações. Também foram exibidos quatro vídeos finalistas do concurso sobre o tema da utilização da biblioteca e das redes sociais. Finalmente, foi realizado um debate alargado em formato «mesa redonda», no qual estiveram presentes as forças vivas da comunidade bibliotecária: os representantes das instituições que integram a RBEV, um representante da RBE e da rede de bibliotecas de Cuba.
7Os onze textos que agora se publicam foram sujeitos a arbitragem científica. O suporte organizacional e financeiro do livro fica a dever-se ao Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS) entidade que desde a primeira hora apoiou a iniciativa.
8As características, extensão e objectivos dos textos são diversas. Uma parte corresponde à descrição dos conteúdos dos posters apresentados, que genericamente relatam actividades bem-sucedidas em bibliotecas da RBEV, e no geral, constituem peças mais curtas. Os restantes textos, elaborados a partir de comunicações que contextualizam a RBEV, ou que incidem sobre aspectos teóricos da animação da leitura, das literacias, ou sobre aspectos teóricos específicos são mais extensos.
Auteurs
-
Fernando Gameiro
Investigador (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora). Coordenador da Rede de Bibliotecas de Évora. Coordenador da Rede de Arquivos Escolares de Évora
-
António Cachopas
Técnico Superior (Biblioteca Geral da Universidade de Évora)
Le texte seul est utilisable sous licence Licence OpenEdition Books. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
História e Relações Internacionais
Temas e Debates
Luís Nuno Rodrigues et Fernando Martins (dir.)
2004
Minorias étnico-religiosas na Península Ibérica
Período Medieval e Moderno
Maria Filomena Lopes de Barros et José Hinojosa Montalvo (dir.)
2008
Património Textual e Humanidades Digitais
Da antiga à nova Filologia
Maria Filomena Gonçalves et Ana Paula Banza (dir.)
2013
Os Municípios no Portugal Moderno
Dos Forais Manuelinos às Reformas Liberais
Mafalda Soares da Cunha et Teresa Fonseca (dir.)
2005
A Historiografia Medieval Portuguesa na viragem do Milénio
Análise Bibliométrica (2000-2010)
Filipa Medeiros
2015
Ecclesiastics and political state building in the Iberian monarchies, 13th-15th centuries
Hermínia Vasconcelos Vilar et Maria João Branco (dir.)
2016
Da Comunicação ao Sistema de Informação
O Santo Ofício e o Algarve (1700-1750)
Nelson Vaquinhas
2010