Autores
Texte intégral
Alexandre Ramos
1Alexandre Ramos é mestre em Techniques Patrimoine et Territoire de l’Industrie (TPTI) pelo consórcio das Universidades de Évora, Padúa e Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Atualmente, é doutorando em História pela Universidade de Évora e é membro do centro de investigação CIDEHUS (Universidade de Évora). É autor de vários capítulos de livros e de artigos em revistas da especialidade nacionais e internacionais, entre os quais se destacam: Cinéma colonial portugais et belge. La filmographie de deux importants petits pays en Afrique; Luanda e Sua Gente, Cidade Feiticeira: Representations of an Eternal Empire; e Felipe de Solms, um cineasta espanhol em Portugal1. Durante três anos assumiu a função de tutor no Mestrado Erasmus-Mundos TPTI. Entre os vários eventos que tem vindo a organizar sobre a temática “História & Cinema”, destaca-se o evento Film Archive Session I e II, que contou com a participação de Guido Convents (Afrika Film Festival), Filipe Boavida (RTP), Helen Upcraft (Imperial War Museum) e Ashley Swinnerton (MoMa New York).
Paulo Miguel Martins
2Paulo Miguel Martins é licenciado em História pela Universidade do Porto e mestre pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em História da Cultura e das Mentalidades no período contemporâneo pelo ISCTE. A sua tese intitulada Cinema em Portugal: os documentários industriais foi publicada pela INCM-Imprensa Nacional Casa da Moeda. Atualmente, é professor no Instituto Politécnico de Leiria no curso de Som e Imagem e leciona na Escola Profissional Val do Rio, no curso de vídeo. Orienta uma disciplina no mestrado de História Moderna e Contemporânea do ISCTE e é formador na AESE - Escola de Negócios na área da Comunicação. Participou em diversos congressos científicos, tendo publicado vários artigos nas respetivas atas e em colaboração com outros investigadores publicou outros artigos em revistas da especialidade. Até à data tem três romances editados, dois livros com críticas a filmes e outros dois na área da investigação histórica2.
Guido Convents
3Guido Convents fez a sua formação na Katholieke Universiteit Leuven e em Lisboa na Faculdade das Letras. É um historiador e antropólogo belga, especialista e autor de várias obras e artigos científicos sobre Cinema. Escreveu, por exemplo, sobre a História do Cinema em Moçambique: Imagens & Realidade: Os moç̧ambicanos perante o cinema e o audiovisual: uma história político-cultural do Moçambique colonial até à República de Moçambique (1896-2010); tendo ainda publicado trabalhos sobre a história do cinema católico na Bélgica (1894-1914) e sobre o cinema durante a Primeira Guerra Mundial. Desde 1998, está envolvido em projetos de pós-produção de filmes latino-americanos e contribui regularmente para a revista Le Film africaine & le Film du Sud.
4Atualmente, é membro da imprensa cinematográfica belga – antiga APCB, atual União da Imprensa Cinematográfica Belga (UPCB) – e é um dos nomes mais reconhecidos ligados à organização do Afrika FilmFestival.
Notes de bas de page
1 Alexandre Ramos, «Luanda e Sua Gente, Cidade Feiticeira: Representations of an Eternal Empire», Canadian Journal of History 56, n. 2 (agosto de 2021): 110–35, https://doi.org/10.3138/cjh-56-2-2021-0029; Alexandre Ramos, «Portuguese and Belgian Colonial Cinema, the filmography of two small big countries in Africa», Cahiers d’études africaines, n. 239 (2020): 563–91, https://doi.org/10.4000/etudesafricaines.31643; Alexandre Ramos e Paulo Miguel Martins, «Felipe de Solms, um cineasta espanhol em Portugal», RIHC. Revista Internacional de Historia de la Comunicación, n. 17 (30 de dezembro de 2021): 157–81, https://doi.org/10.12795/RiCH.2021.i17.08.
2 Ver bibliografia completa de Paulo Miguel Martins em http://paulomiguelmartins.wordpress.com/ .

Le texte seul est utilisable sous licence Creative Commons - Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International - CC BY-NC-ND 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
História e Relações Internacionais
Temas e Debates
Luís Nuno Rodrigues et Fernando Martins (dir.)
2004
Minorias étnico-religiosas na Península Ibérica
Período Medieval e Moderno
Maria Filomena Lopes de Barros et José Hinojosa Montalvo (dir.)
2008
Património Textual e Humanidades Digitais
Da antiga à nova Filologia
Maria Filomena Gonçalves et Ana Paula Banza (dir.)
2013
Os Municípios no Portugal Moderno
Dos Forais Manuelinos às Reformas Liberais
Mafalda Soares da Cunha et Teresa Fonseca (dir.)
2005
A Historiografia Medieval Portuguesa na viragem do Milénio
Análise Bibliométrica (2000-2010)
Filipa Medeiros
2015
Ecclesiastics and political state building in the Iberian monarchies, 13th-15th centuries
Hermínia Vasconcelos Vilar et Maria João Branco (dir.)
2016
Da Comunicação ao Sistema de Informação
O Santo Ofício e o Algarve (1700-1750)
Nelson Vaquinhas
2010