E-Book: Turismo Rural e Turismo Comunitário no Espaço Ibero-Americano
Texte intégral
1Quando em 2016, em nome da Alentejo de Excelência, subscrevi a Declaração de Mérida, no seguimento do I Encontro Ibero-americano de Turismo Rural, estava longe de imaginar que, passados 2 anos, Évora teria a honra e privilégio de receber o III Encontro, acolhendo mais de 200 participantes provenientes de 20 países do espaço ibero-americano.
2Costumo dizer que, se estivermos atentos, com interesse, disponibilidade e os sentidos apurados, podemos encontrar oportunidades em todas as ocasiões, sendo que as mesmas devem ser aproveitadas e valorizadas. É por isso, com muito gosto, que parabenizo os autores deste E-book, que, com os sentidos apurados, encontraram uma oportunidade de criar valor científico e académico - mas também valor para os agentes económicos e sociais das regiões e para as suas comunidades rurais -, através da compilação e disseminação de algumas das dezenas de comunicações realizadas por investigadores e profissionais neste III Encontro Ibero-americano de Turismo Rural.
3As regiões hoje consideradas menos desenvolvidas, apresentam, na maioria das vezes, um potencial ambiental, identitário, patrimonial e histórico que sobeja face aos menores indicies de desenvolvimento económico que, comummente, servem para medir o desenvolvimento. A qualificação e promoção de iniciativas sustentáveis de turismo rural e das suas atividades conexas serão importantes instrumentos para incrementar as condições socioeconómicas das populações, mas, apenas o serão, se forem acompanhadas de investigação, produção e disseminação de conhecimento.
4Parabéns, por isso, à Universidade de Évora e aos seus investigadores pela oportunidade desta publicação!
Auteur
Presidente da Associação Alentejo de Excelência, Vice-Presidente do IBEROATUR – Instituto Ibero-Americano de Turismo Rural
Le texte seul est utilisable sous licence Licence OpenEdition Books. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
História e Relações Internacionais
Temas e Debates
Luís Nuno Rodrigues et Fernando Martins (dir.)
2004
Minorias étnico-religiosas na Península Ibérica
Período Medieval e Moderno
Maria Filomena Lopes de Barros et José Hinojosa Montalvo (dir.)
2008
Património Textual e Humanidades Digitais
Da antiga à nova Filologia
Maria Filomena Gonçalves et Ana Paula Banza (dir.)
2013
Os Municípios no Portugal Moderno
Dos Forais Manuelinos às Reformas Liberais
Mafalda Soares da Cunha et Teresa Fonseca (dir.)
2005
A Historiografia Medieval Portuguesa na viragem do Milénio
Análise Bibliométrica (2000-2010)
Filipa Medeiros
2015
Ecclesiastics and political state building in the Iberian monarchies, 13th-15th centuries
Hermínia Vasconcelos Vilar et Maria João Branco (dir.)
2016
Da Comunicação ao Sistema de Informação
O Santo Ofício e o Algarve (1700-1750)
Nelson Vaquinhas
2010