Version classiqueVersion mobile

O Claustro e o Século

 | 
Antónia Fialho Conde
, 
Olga Magalhães
, 
António Camões Gouveia

Prefácio

Antónia Fialho Conde, Olga Magalhães et António Camões Gouveia

Texte intégral

1A Residência Cisterciense no mosteiro de São Bento de Castris desde o seu início, em 2013, que tem como um dos seus principais objectivos partilhar, com públicos diversos, numa boa prática de transferência de conhecimentos, as reflexões que os oradores de diversas formações, ano após ano, apresentam. É neste mesmo sentido que vai a edição desses estudos em formato de e-book, depois de uma primeira experiência com Do Espírito do Lugar. Estética, Silêncio, Espaço e Luz, editado no mesmo formato em 2016.

2A Residência no mosteiro vem propiciando não só o diálogo entre gerações de investigadores ou entre especialistas de vários domínios mas também um diálogo com a cidade e com o mundo. Os textos, resultantes de palestras apresentadas e discutidas oralmente, significam abrir o espaço monástico a novos olhares e a novas interpretações, vivenciar o silêncio, percorrer caminhos outrora de clausura abrindo-os a novas possibilidades de uso e usufruto, possibilitar o desabrochar de novas ideias no domínio das artes e das ciências, divulgar património. Significam o estímulo ao despertar do mosteiro enquanto bem público, espaço carregado de história, fazedor de memórias e, ao mesmo tempo, construtor de futuros.

3Desta forma se compreende o título que atribuímos ao presente livro: O Claustro e o Século. Espaços, Fronteiras e Identidades. Ao longo das três partes que o constituem vai-se desenhando o perfil desta Residência cisterciense, um espaço-tempo que permite novos e diferentes olhares, capazes de analisar, apreciar e contextualizar a realidade multisecular do mosteiro e referenciá-la com outras realidades. História, História da Arte, Música, Organologia, Arquitectura, Química, Engenharia, Informática e Humanidades Digitais como que se anulam para serem parte, nos seus métodos, objectos e linguagens de uma mesma paisagem de património cisterciense.

4Através desta publicação, os Autores participam no objectivo que, muito tranquilamente, se vem definindo desde 2013: que o mosteiro de São Bento de Cástris, com a sua vida, seja um lugar capaz de ser comunidade.

© Publicações do Cidehus, 2020

Conditions d’utilisation : http://www.openedition.org/6540

Acheter

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search