URL originale : https://books.openedition.org/ariadnaediciones/12935

Galdino Jesus dos Santos – Pataxó - Presente!
Cláudia Battestin, Antônio Lopes Santana et Adroaldo Fidelis
p. 144-145
Texte intégral
1Paulo Freire parte do plano terreno no ano de 1997, e deixa em suas gavetas cartas, cartas de indignação. No ano de 2000, um presente chega aos leitorxs do mundo, uma publicação póstuma com escritos de Freire, intitulada: Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. Quanta alegria, saudade e curiosidade ao folhar as páginas do que Freire havia escrito, pensado e sentido. As cartas curtas, talvez como estas escritas neste livro, apresentam um caráter ético profundamente universal, de indignação e clamor a vida.
2Um dos escritos deste livro nos acompanham nas formações com as comunidades, a Terceira carta Do assassinato de Galdino Jesus dos Santos - índio pataxó. A indignação de Freire diante o assassinato do Pataxó Galdino, queimado vivo enquanto dormia em um banco na cidade de Brasilia, expressa nas entranhas das linhas, um profundo pesar. Freire inicia a escrita da carta com palavras que ainda nos tocam profundamente: "Que coisa estranha, brincar de matar índio, de matar gente. Fico a pensar aqui, mergulhado no abismo de uma profunda perplexidade, espantado diante da perversidade intolerável desses moços desgentificando-se, no ambiente em que decresceram em lugar de crescer."
3O assassinato de Galdino no ano de 1997 causou espanto e perplexidade, os jovens que atearam fogo, seguem suas vidas sem punição. Em muitos momentos nos perguntamos: E se Freire estivesse entre nós no século XXI, o que diria das atrocidades, crimes, violência e genocídio cometido aos povos originários no Brasil e América Latina? O que escreveria Freire em suas cartas?
4Freire, lhe contamos aqui, nesta escrita, o que temos vivido desde então. Os povos originários no Brasil estão sofrendo constantes ataques nas últimas décadas. Ao olharmos para a dita “sociedade civilizada”, percebemos vários desequilíbrios que aumentam as desigualdades sociais estruturais, principalmente por uma minoria que é a detentora dos meios de produção, a qual alimenta e pulveriza a falsa ideia de que todos podem se beneficiar dos recursos naturais, mesmo sabendo que são findos, sem se importarem com a devastação ambiental, que suas pseudo - necessidades causam. O resultado dessa ambição desenfreada é a contaminação de solos e água, extinção em massa da fauna e da flora, extermínio de culturas e expulsão dos povos tradicionais de seus territórios. Não podemos perder de vista, que a invasão deste território, colonizado com o nome de Brasil, estará eternamente atrelada ao derramamento de sangue de guerreiras e guerreiros que lutaram para garantir a vida. Um Estado Nacional genocida, ecocida, com o discurso de “evolução”, destruiu florestas inteiras e construiu cidades sob cemitérios onde repousam antepassados desses guerreiros. As constantes tentativas de extinção não apenas de povos originários, mas dos povos de matriz africana marcam as lutas por direitos e dignidade até os dias atuais.
5Freire, seguiremos nos indignando diante das atrocidades cometidas aos filhos da terra. Seguiremos vigilantes diante do preconceito, facismo e racismo. Cuidaremos dos que cuidam da terra, e se ferirem a existência, seremos resistência.
6Demarcação já.
7Não a política genocida.
8Fora Bolsonaro.
9Ninguém solta a mão de ninguém.

Le texte seul est utilisable sous licence Creative Commons - Attribution 4.0 International - CC BY 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
100 Cartas para Paulo Freire de quienes pretendemos Enseñar
Ce livre est diffusé en accès ouvert freemium. L’accès à la lecture en ligne est disponible. L’accès aux versions PDF et ePub est réservé aux bibliothèques l’ayant acquis. Vous pouvez vous connecter à votre bibliothèque à l’adresse suivante : https://freemium.openedition.org/oebooks
Si vous avez des questions, vous pouvez nous écrire à access[at]openedition.org
100 Cartas para Paulo Freire de quienes pretendemos Enseñar
Vérifiez si votre bibliothèque a déjà acquis ce livre : authentifiez-vous à OpenEdition Freemium for Books.
Vous pouvez suggérer à votre bibliothèque d’acquérir un ou plusieurs livres publiés sur OpenEdition Books. N’hésitez pas à lui indiquer nos coordonnées : access[at]openedition.org
Vous pouvez également nous indiquer, à l’aide du formulaire suivant, les coordonnées de votre bibliothèque afin que nous la contactions pour lui suggérer l’achat de ce livre. Les champs suivis de (*) sont obligatoires.
Veuillez, s’il vous plaît, remplir tous les champs.
La syntaxe de l’email est incorrecte.
Référence numérique du chapitre
Format
Référence numérique du livre
Format
1 / 3