Nas terras do lago Niassa
Historicidades do território, usos e pertença da terra
Este livro é sobre os habitantes da região do lago Niassa, os Nyanja, e suas experiências de viver em um território marcado por várias historicidades de territorialização, sendo a mais recente a delimitação das chamadas terras comunitárias. Por detrás deste marco de historicidade estão as transformações nos modelos, sistemas e processos de governação da terra em Moçambique nos últimos 30 anos. O livro procura situar as noções de comunidade e de normas e práticas costumeiras no domínio da posse...
Éditeur : Africae, AFRAMO CHS
Lieu d’édition : Johannesburg ; Nairobi ; Paris ; Maputo
Publication sur OpenEdition Books : 6 mars 2024
ISBN numérique : 978-2-493207-13-5
DOI : 10.4000/books.africae.6323
Collection : Africae Monographs
Année d’édition : 2024
ISBN (Édition imprimée) : 978-2-493207-14-2
Nombre de pages : xvi-156
Susana de Matos Viegas
PrefácioEste livro é sobre os habitantes da região do lago Niassa, os Nyanja, e suas experiências de viver em um território marcado por várias historicidades de territorialização, sendo a mais recente a delimitação das chamadas terras comunitárias. Por detrás deste marco de historicidade estão as transformações nos modelos, sistemas e processos de governação da terra em Moçambique nos últimos 30 anos. O livro procura situar as noções de comunidade e de normas e práticas costumeiras no domínio da posse da terra rural, ao questionar a perpetuação de modelos intervencionistas coloniais e pós-coloniais que colocam na condição de marginalidade noções e direitos costumeiros de uso da terra. Ao mostrar que a delimitação de terras comunitárias despoletou o debate sobre os critérios de pertença, argumento que a perpetuação de modalidades de territorialização assentes na reprodução de desigualdades transformou as categorias de inclusão em critérios de exclusão na reivindicação da posse da terra que, consequentemente, afectaram o estatuto das unidades sociais e de residência, seus representantes e hierarquias. Desta forma, o livro contribui para o debate antropológico sobre o lugar das territorialidades na construção do sentido de ser e estar no mundo, ao colocar ao mesmo nível as historicidades do território e dos seus habitantes para pensar especificamente a apropriação, os usos e pertença da terra numa dimensão de longo termo, ao mesmo tempo que analisa a posse e propriedade da terra incorporando as dimensões da pertença e as dinâmicas territoriais históricas.
ORCID : 0000-0001-7714-9792
Elísio Jossias é Professor Auxiliar em Antropologia Social na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. É especialista em direitos da terra, posse e relações de propriedade, com foco nos sistemas costumeiros da terra, instituições e sistemas políticos locais de governação e pertença à terra. Coordena o Grupo de Investigação “Terras e Territorialidades” e co-coordena o Grupo de Investigação: “Alternativas ao Extractivismo: modos de ser, estar e fazer”.

Le texte seul est utilisable sous licence Creative Commons - Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International - CC BY-SA 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
A Complex Polity
Generations, Initiation, and Territory, among The Old Meru Of Kenya
Anne-Marie Peatrik Richard Crabtree, Matthew Cunningham, Francesca Devalier et al. (trad.)
2020
Small Atlas of Johannesburg
A Graphical and Critical Analysis of Urban Trends and Issues
Karen Lévy Laurent Chauvet (trad.)
2014
Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique
Municipalização na Beira, em Mueda e em Quissico
Egídio Guambe
2019
Désordre colonial dans la propriété
Une histoire lacustre du royaume du Buganda (1885-1925)
Henri Médard
2022
Welcome to Mitchell’s Plain
Filming a ‘Model Township’ during Apartheid
Ludmila Ommundsen Pessoa
2023
A ficção como história
Resistência e cumplicidades na literatura angolana pós-colonial
Dorothée Boulanger Susana de Faria Sousa e Silva (trad.)
2025