1Nesta parte debruçar-nos-emos em primeiro lugar (capítulo V) sobre o funcionamento quotidiano das administrações (ou das «não-administrações») criadas nos municípios as quais se caracterizam por uma falta crónica de capacidade de execução das suas actividades e ofertas de serviços. Os processos descentralizados de gestão de alguns serviços dos municípios funcionam assim mais como uma espécie de penetração do Estado na sociedade e vice-versa, do que aumentam ou melhoram os serviços oferecidos aos cidadãos. Neste sentido, as ONG participam também neste reforço do Estado, criando por exemplo plataformas de participação da sociedade na gestão dos municípios que servem nomeadamente para mostrar as incapacidades destes para fornecer os serviços. Isto não deve ser dissociado das acções da sociedade na busca de soluções de sobrevivência (Capítulo 6). É preciso insistir no facto de que as acções das populações locais, observáveis no dia-a-dia dos municípios, manifestam uma incorporação do Estado incluindo as suas limitações no fornecimento de serviços aos cidadãos. A dominação exercida pelo Estado é permanentemente negociada, nomeadamente entre o município, as comunidades locais e o Estado central. Tentamos demonstrar esta negociação a partir do que designámos como «experiência situada», a fim de tomar em consideração as experiências dos destinatários da reforma, apresentadas como «banalidades» na sobrevivência quotidiana dos municípios. Estas experiências não são simples tácticas sociais isoladas e de curta duração, são também políticas. Algumas são mesmo transformáveis em manifestações políticas organizadas, quando propõem verdadeiras reformas da administração.
Vous pouvez suggérer à votre bibliothèque/établissement d’acquérir un ou plusieurs livres publié(s) sur OpenEdition Books. N'hésitez pas à lui indiquer nos coordonnées : OpenEdition - Service Freemium access@openedition.org 22 rue John Maynard Keynes Bat. C - 13013 Marseille France
Vous pouvez également nous indiquer à l'aide du formulaire suivant les coordonnées de votre institution ou de votre bibliothèque afin que nous les contactions pour leur suggérer l’achat de ce livre.
Merci, nous transmettrons rapidement votre demande à votre bibliothèque.
GUAMBE, Egídio. Reinventar o Estado pelo quotidiano dos municípios. A centralidade do Local In : Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique : Municipalização na Beira, em Mueda e em Quissico [en ligne]. Maputo : Africae, 2019 (généré le 03 juin 2023). Disponible sur Internet : <http://books.openedition.org/africae/3620>. ISBN : 9782493207005. DOI : https://doi.org/10.4000/books.africae.3620.
Guambe, E. 2019. Reinventar o Estado pelo quotidiano dos municípios. A centralidade do Local. In Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique : Municipalização na Beira, em Mueda e em Quissico. Maputo : Africae. doi :10.4000/books.africae.3620
Guambe, Egídio. “Reinventar o Estado pelo quotidiano dos municípios. A centralidade do Local”. Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique : Municipalização na Beira, em Mueda e em Quissico. By Guambe. Maputo : Africae, 2019. (p. 201) Web. <http://books.openedition.org/africae/3620>.
GUAMBE, Egídio. Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique : Municipalização na Beira, em Mueda e em Quissico. Nouvelle édition [en ligne]. Maputo : Africae, 2019 (généré le 03 juin 2023). Disponible sur Internet : <http://books.openedition.org/africae/3552>. ISBN : 9782493207005. DOI : https://doi.org/10.4000/books.africae.3552.
Guambe, E. 2019. Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique : Municipalização na Beira, em Mueda e em Quissico. Maputo : Africae. doi :10.4000/books.africae.3552
Guambe, Egídio. Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique : Municipalização na Beira, em Mueda e em Quissico. Maputo : Africae, 2019. Web. <http://books.openedition.org/africae/3552>.
Compatible avec Zotero
Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique
Municipalização na Beira, em Mueda e em Quissico
Egídio Guambe
…
Reinventar o Estado pelo quotidiano dos municípios. A centralidade do Local