Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique
Municipalização na Beira, em Mueda e em Quissico
Nos últimos anos tanto os Estados do Sul como os do Norte empenharam-se em sucessivas reformas administrativas que parecem seguir os mesmos modelos. A maior parte das leituras destes processos, no que se refere aos países do Sul, nomeadamente os africanos, persistem em invocar o seu carácter de imposição a que os doadores os submetem. Sem que se faça uma verdadeira análise a nível local e sem estudos aprofundados, estas reformas têm sido apresentadas grosso modo como fracassos. Este trabalho p...
Éditeur : Africae, AFRAMO CHS
Lieu d’édition : Maputo
Publication sur OpenEdition Books : 21 juin 2022
ISBN numérique : 978-2-493207-00-5
DOI : 10.4000/books.africae.3552
Collection : Africae Monographs
Année d’édition : 2019
ISBN (Édition imprimée) : 978-989-20-9793-0
Nombre de pages : 328
José Jaime Macuane
Prefácio1.a Parte – Uma administração para «fabricar» Moçambique
Capítulo II
A administração «unificada» do Estado Novo: de um projecto uniformizador a uma prática diferenciada2.a Parte – A construção administrativa do Estado-nação: a uniformização como vector de dominação
Capítulo III
O autoritarismo modernizador do Estado. De uma administração excludente ao desejo de inclusão da municipalidade3.a Parte – Reinventar o estado pelo quotidiano dos municípios. a centralidade do local
Nos últimos anos tanto os Estados do Sul como os do Norte empenharam-se em sucessivas reformas administrativas que parecem seguir os mesmos modelos. A maior parte das leituras destes processos, no que se refere aos países do Sul, nomeadamente os africanos, persistem em invocar o seu carácter de imposição a que os doadores os submetem. Sem que se faça uma verdadeira análise a nível local e sem estudos aprofundados, estas reformas têm sido apresentadas grosso modo como fracassos. Este trabalho pretende por isso contribuir para uma leitura crítica da sua execução e das práticas resultantes da respectiva aprendizagem, como modos de exercício do poder.
A partir de uma reconstituição empírica da implementação das medidas de descentralização, através do funcionamento dos municípios da cidade da Beira e das vilas de Mueda e Quissico, este livro pretende mostrar que a aprendizagem de uma reforma é influenciada pela historicidade das relações entre Estado e sociedade dentro do espaço da sua execução.
Combinando diversas abordagens de sociologia histórica para o estudo da administração, através destas reformas sucessivas, de sociologia de construção do Estado e de sociologia de acção pública, o trabalho defende a ideia de que a reforma da administração, nomeadamente a descentralizadora, ao permitir uma modificação das formas de articulação entre administração e cidadãos, participa na recomposição do Estado. Com efeito a observação empírica do funcionamento quotidiano dos municípios permite percebê-los como novas arenas de difusão e de aprendizagem entre Estado e administrados. Trata-se de um processo que deve resituar- se forçosamente na intersecção dos desafios específicos dos lugares de implementação e dos quadros subjacentes às reformas.
Egídio Guambe é Professor de Administração Pública e Ciência Política na Universidade Eduardo Mondlane e trabalha nas questões da construção de políticas públicas a partir dos actores directamente envolvidos, das transformações das burocracias e políticas de reforma da administração e da construção do Estado. É Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos de Bordéus (França).
Le texte seul est utilisable sous licence Licence OpenEdition Books. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.
A Complex Polity
Generations, Initiation, and Territory, among The Old Meru Of Kenya
Anne-Marie Peatrik Richard Crabtree, Matthew Cunningham, Francesca Devalier et al. (trad.)
2020
Small Atlas of Johannesburg
A Graphical and Critical Analysis of Urban Trends and Issues
Karen Lévy Laurent Chauvet (trad.)
2014
Désordre colonial dans la propriété
Une histoire lacustre du royaume du Buganda (1885-1925)
Henri Médard
2022
Welcome to Mitchell’s Plain
Filming a ‘Model Township’ during Apartheid
Ludmila Ommundsen Pessoa
2023
Nas terras do lago Niassa
Historicidades do território, usos e pertença da terra
Elísio Jossias
2024
States and Public Policy
A Comparative Analysis of University Reforms in East Africa
Olivier Provini Hélène Walters-Steinberg, et Simon Dix (trad.)
2025
A ficção como história
Resistência e cumplicidades na literatura angolana pós-colonial
Dorothée Boulanger Susana de Faria Sousa e Silva (trad.)
2025
De la bouche même des indigènes
Échanges linguistiques et Afrique coloniale
Cécile Van den Avenne
2026
Angola e as Incertezas da Nação
Uma incursão às raízes sociais da UNITA
Didier Péclard Maria da Conceição Neto et João Bernardino Borges de Sá (trad.)
2025
Homosexuality in Precolonial Africa
Gender Innovation and the Politics of Sex in the Kingdom of Buganda (1880–1900)
Henri Médard
2026
