Desktop versionMobile version
OpenEdition Books

Redes, bibliotecas e literacias

 | 
Fernando Gameiro
, 
António Cachopas

Nota introdutória

Fernando Gameiro and António Cachopas

Full text

1A publicação deste livro assinala o quinto aniversário da criação da Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV), a única rede portuguesa que integra bibliotecas de leitura pública, escolar e universitária. Esta estrutura gere um catálogo com mais de 250.000 títulos (disponível em www.rbev.uevora.pt), produz conteúdos e desenvolve um plano de actividades abrangente que compreende os domínios da formação e da dinamização da leitura.

2O 1º Seminário da RBEV, intitulado «Redes, bibliotecas e literacias», teve lugar no auditório da Escola Secundária Gabriel Pereira em 31 de Outubro de 2014. Ao evento compareceram mais de uma centena de participantes. Na sessão de abertura estiveram presentes o director do Agrupamento de Escolas nº 2 de Évora nº 2 de Évora, Fernando Martins, o coordenador da Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV), Fernando Gameiro, o presidente da Assembleia Geral desta estrutura, Joaquim Godinho, a directora Regional de Educação do Alentejo, Maria Reina Martim, o representante da reitoria da Universidade de Évora, Francisco Vaz e a coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva.

3Os três painéis e a «mesa redonda», nos quais se estruturou o programa, contaram com a presença de José António Calixto (Biblioteca Municipal de Setúbal/CIDEHUS.UÉ); Cláudia Sousa Pereira (Departamento de Línguas/UÉ); Casimiro Amado (Departamento de Pedagogia/UÉ); Gustavo Neves (FCCN); Francisco Vaz (Departamento de História/UÉ); Joaquim Godinho (Serviço de Informática/UÉ); Elsa Conde (Coordenandora Interconcelhia/RBE) e Eduardo Esperança (Departamento de Sociologia/UÉ).

4No contexto do seminário foi homenageado o Professor José António Calixto, que dirigiu a Biblioteca Pública de Évora entre 2003 e 2013, a quem entre outros, se deve a introdução da modalidade de empréstimo domiciliário naquela instituição.

5A organização deste primeiro seminário surgiu decorridos dois anos após a constituição formal da RBEV. Coincidiu com a maturidade atingida pelas parcerias que suportam esta estrutura: a Universidade de Évora, com responsabilidades na área da gestão de conteúdos e da formação; a Câmara Municipal de Évora, que assumiu o apoio ao tratamento documental, colaborando também na animação da leitura; os quatro agrupamentos da cidade vinculados, por sua livre iniciativa, a procedimentos de cooperação institucional com carácter sistémico e duradouro. No seu conjunto a RBEV constituí uma estrutura única no contexto nacional ao integrar numa mesma rede bibliotecas universitárias, valências de leitura pública e bibliotecas escolares.

6Consideradas as intervenções em formato poster e em painel, foram apresentadas dezoito comunicações. Também foram exibidos quatro vídeos finalistas do concurso sobre o tema da utilização da biblioteca e das redes sociais. Finalmente, foi realizado um debate alargado em formato «mesa redonda», no qual estiveram presentes as forças vivas da comunidade bibliotecária: os representantes das instituições que integram a RBEV, um representante da RBE e da rede de bibliotecas de Cuba.

7Os onze textos que agora se publicam foram sujeitos a arbitragem científica. O suporte organizacional e financeiro do livro fica a dever-se ao Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS) entidade que desde a primeira hora apoiou a iniciativa.

8As características, extensão e objectivos dos textos são diversas. Uma parte corresponde à descrição dos conteúdos dos posters apresentados, que genericamente relatam actividades bem-sucedidas em bibliotecas da RBEV, e no geral, constituem peças mais curtas. Os restantes textos, elaborados a partir de comunicações que contextualizam a RBEV, ou que incidem sobre aspectos teóricos da animação da leitura, das literacias, ou sobre aspectos teóricos específicos são mais extensos.

Author(s)

Investigador (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora). Coordenador da Rede de Bibliotecas de Évora. Coordenador da Rede de Arquivos Escolares de Évora

Técnico Superior (Biblioteca Geral da Universidade de Évora)

© Publicações do Cidehus, 2017

Terms of use: http://www.openedition.org/6540

Buy

Print version

Loading

Unavailable